Departamento

Docentes Efetivos

Abilio Azambuja Rodrigues Filho

Formação: doutorado em filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2007, com estágio na Brown University, EUA, 2005/2006),e estágio de pós-doutorado na University of Oxford, Reino Unido (2018). É professor associado do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Minas Gerais, e pesquisador associado do Centro de Lógica e Epistemologia da Universidade Estadual de Campinas.
Descrição: Orienta trabalhos de Mestrado e Doutorado em Lógica, Filosofia da Lógica, Frege.
Ver currículo lattes

Alice Mara Serra

Formação: Doutora em Filosofia pela Albert-Ludwigs-Universität Freiburg, Alemanha.
Descrição: Orienta trabalhos de Mestrado e Doutorado em: Fenomenologia, Hermenêutica, Desconstrução, Filosofia e Psicanálise.
Ver currículo lattes

Amaro de Oliveira Fleck

Formação: Doutor em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina.
Descrição: Pesquisa teoria social e filosofia política, sobretudo no âmbito da teoria crítica da sociedade. É membro do GT de Teoria Crítica da ANPOF.
Ver currículo lattes

André Joffily Abath

Formação: Doutor em Filosofia pela Universidade de Sheffield
Descrição: Orienta trabalhos de Mestrado e Doutorado em filosofia da mente (incluindo abordagens fenomenológicas), filosofia da linguagem. Seus interesses de pesquisa incluem conceitos, a semântica e a pragmática das atribuições de conhecimento, a ignorância e o trabalho de John McDowell e Merleau-Ponty.
Foi diretor da Revista Kriterion (2014-2016) e tutor do Programa de Educação Tutorial (PET) em Filosofia da UFMG (2016-2018).
Ver currículo lattes

Carlo Gabriel K. Pancera

Formação: Graduação em filosofia pela Universidade Federal do Paraná (1999), mestrado (2002) e doutorado (2006) em filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais, com período de doutorado sanduíche na Università degli Studi di Firenze (2004/2005).
Descrição: Orienta trabalhos de Mestrado e Doutorado em Filosofia Política, Filosofia do Renascimento Italiano e Republicanismo.
Ver currículo lattes

Eduardo Soares Neves Silva

Formação: Pós-Doutorado, Theodor W. Adorno Archiv, Alemanha, 2014. Doutorado em Filosofia, Universidade Federal de Minas Gerais, 2006. Graduação em Filosofia, Universidade Estadual de Campinas, 1994.
Descrição: Orienta trabalhos de Mestrado e Doutorado em Dialética e Teoria Crítica (Adorno, Benjamin, Habermas, Honneth) e Filosofia das ciências sociais (Marx, Weber).
Ver currículo lattes

Ernesto Perini F. da M. Santos

Formação: Doutor em Filosofia pela École Pratique Des Hautes Etudes - França.
Descrição: Orienta trabalhos de Mestrado e Doutorado em Filosofia da Linguagem, História da Filosofia Medieval (com foco na filosofia da linguagem e na epistemologia no século XIV), Epistemologia.
Ver currículo lattes

Fernando Eduardo de Barros Rey Puente

Formação: Doutor em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp - 1998), teve seu Pós-doutorado na USP. É professor Titular (desde março de 2016) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e professor colaborador da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE).
Descrição: Orienta trabalhos de Mestrado e Doutorado em Aristóteles, Plotino, e a recepção da Filosofia Antiga em autores modernos (Schelling) e contemporâneos (M.Heidegger, H.-G. Gadamer e Simone Weil).
Ver currículo lattes

Giorgia Cecchinato

Formação: Doutora em Filosofia pela Ludwig-Maximilians-Universität em Munique (2009).
Descrição: Orienta trabalhos de Mestrado e Doutorado em Estética do Idealismo Alemão (Hegel, Fichte, Schelling, Schiller etc.).
Ver currículo lattes