Pessoas

Ernesto Perini F. da M. Santos

Departamento - Corpo Docente

Graduação – Corpo Docente

Pós-Graduação – Corpo Docente

Pós-Graduação – Administração

Doutor em Filosofia pela École Pratique Des Hautes Etudes - França. Atua nas áreas de História da Medieval e Filosofia Analítica.

Sala:4025

E-mail:epsantos@fafich.ufmg.br

Telefone:3409-5085

ver lattes

Apresentação

O professor Ernesto Perini-Santos desenvolve sua pesquisa em dois campos, a história da filosofia medieval e a filosofia da linguagem. No seu trabalho acerca da história da filosofia medieval, ele se ocupa sobretudo de temas de filosofia da linguagem e epistemologia em dois filósofos do século XIV, Guilherme de Ockham e João Buridan. No seu livro La théorie ockhamienne de la connaissance évidente, que retoma parte de sua tese de doutorado, ele descreve o quadro naturalista no qual se desenvolve a teoria ockhamiana do conhecimento evidente. Em suas últimas publicações na área, ele procurou explicar como são fixadas as circunstâncias de avaliação de sentenças na semântica buridaniana, e as conseqüências deste tópico em mais de um tema de sua filosofia da linguagem, incluindo sua solução para o paradoxo do mentiroso. Em filosofia da linguagem, ele tem procurado defender uma teoria contextualista, analisando em suas publicações diferentes dimensões do debate entre este tipo de teoria e teorias alternativas, como a relação entre o princípio de composicionalidade e a comunicação, o papel de indexicais e a sub-determinação conceitual. Suas aulas também se dividem em história da filosofia medieval e temas de filosofia analítica.

Publicações Selecionadas

A Explicação Ockhamiana de Proposições Passadas, ou Instruções para um Aprendiz, Analytica, 7, p. 49-63, 2003

La théorie ockhamienne de la connaissance évidente, Paris, Vrin, 2006

John Buridan on the Bearers of Logical Relations. Logica Universalis, 2, p. 59-70, 2008.

Does contextualism make communication a miracle? Manuscrito 32-1, p. 231-247, 2009.

John Buridan s Theory of Truth and the Paradox of the Liar. Vivarium, 49, p. 184-213, 2011.

Green Leaves Again! An Assessment of Kennedy and McNally’s Solution to Travis’ Challenge. In Piotr Stalmaszczyk. (Eds.). Semantics and Beyond Philosophical and Linguistic Inquiries, Berlin, De Gruyter, p. 185-205, 2014.