II Colóquio Odisseias por águas nunca dantes navegadas…
30 de setembro de 2024 (on-line)
Apresentação
Três anos após o I Colóquio Odisseias por águas nunca dantes navegadas…realizado também em 30 de setembro (naquele ano em que iniciamos, este foi o Dia Internacional da Navegação), teremos, novamente, este encontro interdisciplinar, reunindo pesquisadores de várias áreas de estudo, do Brasil e do exterior.
Esta segunda edição está vinculada a uma exposição, assim como a primeira esteve (veja aqui). Nesse contexto, a imagem que escolhemos para dialogar com as apresentações é uma das que foram expostas na mostra Além do Horizonte – Imagens do Arquipélago da Melanésia, por Dieter Ludwig, organizada recentemente na cidade de Horta/Faial, nos Açores, na microGaleria CAMARUPA, pelo arquiteto Albino Pinho, que, com Dieter Ludwig, fotógrafo e viajante, participa do Colóquio. Nos dias seguintes ao evento, de 1 a 8 de outubro, parte dessas fotografias será exibida na democrática Fachada Digital do Espaço do Conhecimento da UFMG, na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte.
O título Odisseias por águas nunca dantes navegadas...como foi escrito no I Colóquio, continua desafiador, pois, conforme escrevemos na ocasião, ecoa Heráclito, Homero, Camões e outros/as autores/as. Por um lado, pode-se dizer que todas as “águas” neste planeta já foram navegadas; por outro, navegá-las (também metaforicamente), reunindo olhares e vozes divergentes e complementares, é, parece-nos, sempre uma nova perspectiva — Nunca entramos duas vezes no mesmo rio, já disse Heráclito —, dada a reunião de obras das áreas de Literatura, Filosofia, História, Ecologia e Cinema, baseadas não apenas na experiência singular de cada percurso de vida, mas também nos recentes quadros teóricos e resultados das ciências ambientais que se nos apresentam neste momento. Destaco, aqui, a questão ambiental, em um ano de uma tragédia sem par, no sul do Brasil, que clama por uma reflexão profunda, uma verdadeira odisseia para reestruturar não apenas os locais afetados, mas conduzir a uma nova jornada, por meio da educação e da informação — daí a mesa com Márcio e Carla, juntando dois polos tão importantes em que política e ecologia se unem, a fim de podermos sobreviver às alterações antrópicas que nos colocam em risco. Naturalmente, todas as outras mesas, em que variadas vozes e perspectivas das artes, da história, literatura e filosofia se conectam, também contribuem para um sentido mais amplo de nossa vida acadêmica e nossos papéis na sociedade e nos caminhos, marítimos e terrestres, de nossas travessias.
Sejam todos/as bem-vindos/as!
Maria Cecília de Miranda N. Coelho
Programação (horários de Belo Horizonte/Brasil)
10h10-10h30 – Boas-vindas e memória da I odisseia
Giorgia Cecchinato (Chefe do Departamento de Filosofia/UFMG)
Maria Cecília de M. N. Coelho (Filosofia/UFMG, Coordenadora do Colóquio) Odisseia do Primeiro Colóquio (Curta dirigido e comentado por C. Bocchetti)
Carla Bocchetti (Classicista e Historiadora/Pesquisadora do Instituto Francês da África do Sul)
10h30-11h50h – Palestra de abertura, pelos 500 anos de Camões
Adma Muhana (Letras/USP): O mar – nos Lusíadas, de Camões, no Prosopopeia, de Bento Teixeira, e em poema anônimo de Bartolomeu Fragoso.
Moderação: Teodoro Rennó Assunção (Letras/UFMG)
13h-14h30 – Primeira mesa-redonda (multilíngue)
Giorgos Tsironis (Physics/UoC): The minoan tsunami and navigation in the Aegean.
Albino Pinho (Arquiteto, hÔm) e Dieter Ludwig (fotógrafo e navegador): Odisseia por mares navegados e sempre desconhecidos.
Wellington Castellucci Junior (História/UFRB): As cartas que Herman Melville pensava não chegarem à Nova Inglaterra: Baleação e experiência oceânica nos séculos XVIII e XIX.
Moderação: Camila de Moura (Doutoranda em Letras Clássicas/USP e Ghent University)
14h45-16h15 – Segunda mesa-redonda (multilíngue)
Karine Simoni (DLLE/UFSC): Tradução de relatos de viagem sobre a Amazônia no séc. XIX: a odisseia de Luigi Buscalioni.
Marcony Lopes Alves (Doutorando em Arqueologia/MAE-USP): Amazonas navegantes: o Mediterrâneo encontra o Rio-Mar.
Myrian Teresita Merchan (Doutoranda em Letras/Universidad Simón Bolívar): Al encuentro de otro mar, de otra vida en el viaje de Odiseo de Valerio Massimo Manfredi.
Moderação: Maria Cecília de M. N. Coelho (Filosofia/UFMG)
16h30-18h30 – Terceira mesa-redonda
Márcio R. R. de Freitas (Engenheiro Civil, especialista em Recursos Hídricos e Mestre em Energia e Meio Ambiente. Atuou no CONAMA, ANA, IBAMA e CORSAN): “O céu e a terra nada podem fazer de durável” – a jornada humana e o meio ambiente.
Carla de la Cerda Gomes (Graduada em Biologia Marinha e Mestre em Filosofia para Crianças/Fundadora do Movimento Oceans-On®): Odisseias das infâncias azuis – uma literacia oceânica e filosófica.
Moderação: Anna C. Silva (Filosofia, Investigadora do Centro de Estudos Humanísticos da Universidade dos Açores), idealizadora do https://travessiasdamemoria.uac.pt)
19h-20h40 – Quarta mesa-redonda (multilíngue)
Leonardo Antunes (Letras/UFRGS): Longa epopeia: traduzir a Odisseia.
Frederick Ahl (Classics/Cornell): Aeneas`odyssey, in Virgil.
Martin M. Winkler (Classics/George Mason University): KAI NOON EGNÔ: 2001: A Space Odyssey as Homeric Voyage.
Moderação: Júlia Batista Castilho de Avellar (Letras/UFU)
Organizadoras/es:
Monitoras/es:
Caio Franco Assunção (Graduando – Filosofia/UFMG)
Clinton Santos (Graduando em Filosofia/UFMG)
Daniel Felipe Couto Vieira Silva (Doutorando – PPGFIL/UFMG)
Najla Gaia (Mestranda – PPGFIL/UFMG)
Pedro Juan Caldas Veras (Mestrando – PPGFIL/UFMG)
Romana Guimarães (Mestranda – PPGFIL/UFMG)
Professoras/ores:
Anna C. Silva (Doutora em Filosofia/UFMG, Investigadora do Centro de Estudos Humanísticos da Universidade dos Açores, idealizadora do https://travessiasdamemoria.uac.pt )
Carla Boschetti (Historiadora/Pesquisadora do Instituto Francês da África do Sul)
Maria Cecília de M. N. Coelho (Filosofia/UFMG)
Teodoro Rennó Assunção (Letras/UFMG)
Promoção:
Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Grupo de Pesquisa RETORAR (FAFICH/FALE-UFMG/CNPq)
Apoio:
POSLIT/FALE/UFMG
Certificado:
Emitido pela UFMG/Filosofia (Grupo de Pesquisa Retorar) e concedido aos que participarem e assinarem as listas de presença em cada uma das 5 sessões (a carga horária será proporcional ao número de sessões assistidas).
Inscrições (on-line, de 20 a 28 de setembro):
Preencher o formulário google https://forms.gle/mWqfi2Yg83BSR8co7, anexando o comprovante de pagamento (pix ou transferência) no valor simbólico de 20 reais para a conta indicada no formulário. Todo o montante arrecadado será doado à associação BastAdotar: https://www.bastadotar.org/como-ajudar-a-bastadotar/
Optamos por essa doação em parte pelo apoio desta associação aos felinos da UFMG, para que “o massacre dos gatos” não volte a ocorrer no campus da universidade.
https://vet.ufmg.br/clipping/caes-e-gatos-recolhidos-no-campus-da-ufmg-serao-oferecidos-para-adocao/