Notícias

Uncategorized

Pós-Graduação

Graduação

Departamento

01/11/2016

Nota de apoio

NOTA DE APOIO

Os professores e as professoras abaixo listado(a)s do Departamento de Filosofia da UFMG manifestam através deste documento seu apoio ao movimento, protagonizado pelo(a)s estudantes, de protesto contra a PEC 55 (anteriormente PEC 241 na Câmara Federal) e a MP 746 (“reforma do ensino médio”).
No que diz respeito à PEC 55, colocamo-nos inteiramente de acordo com a Nota do Conselho Universitário da UFMG de 14 de outubro de 2016, que se manifesta contrariamente às mudanças propostas no texto constitucional, no sentido de limitar drasticamente os recursos destinados à educação, à saúde e à seguridade social. A mesma Nota é explícita quanto aos efeitos dessa medida: “A aprovação da PEC 241 [55] implicará a diminuição dos recursos públicos e, consequentemente, o recuo na política de expansão e melhoria da qualidade do ensino superior nas instituições, afetando o ensino, a pesquisa e a extensão, bem como a permanência de número significativo de jovens oriundos da escola pública e de grupos tradicionalmente marginalizados na sociedade, que de outra forma não teriam acesso ao ensino superior”.
Cabe ressaltar ainda a dimensão do impacto desta medida, que compromete pelos próximos vinte anos os investimentos públicos em áreas prioritárias, como a educação, colocando em risco a própria sobrevivência da Universidade pública.
Quanto à MP 746, repudiamos a imposição por via de medida provisória, sem o devido diálogo com os profissionais da área e a sociedade civil, de uma reforma do ensino médio que exclui disciplinas fundamentais para a formação do cidadão e o desenvolvimento do pensamento crítico.
Consideramos que a atitude do(a)s estudantes constitui um exercício legítimo da democracia e um ato de resistência justificável face à situação de extrema gravidade.
Subscrevem este documento de apoio o(a)s seguintes professores e professoras:
Abílio Azambuja Rodrigues
Alice Serra
André Abath
Antônio Mariano Coelho
Carlo Gabriel Kszan Pancera
Eduardo Soares Neves Silva
Ernesto Perini
Fernando Rey Puente
Giorgia Cecchinato
Helton Adverse
Ivan Domingues
Joãosinho Beckenkamp
José Raimundo Maia Neto
Leonardo Alves Vieira
Leonardo de Mello Ribeiro
Lívia Guimarães
Luiz Philipe de Caux
Marco Antônio Sousa Alves
Maria Cecilia de Miranda Nogueira Coelho
Mauro Engelmann
Miriam Campolina Peixoto
Newton Bignotto
Patrícia Kauark Leite
Rodrigo Duarte
Rogério Lopes
Simeão Donizeti Sass
Telma de Souza Birchal
Túlio Roberto Xavier de Aguiar
Verlaine Freitas
Virginia Figueiredo
Vitor Sommavilla de Souza Barros