Filosofia na Praça 2025 – Ciência, Filosofia e Psicanálise
Curso de extensão (gratuito), promovido pela UFMG. de setembro a novembro de 2025, às quartas, às19hSala Multiuso do Espaço do Conhecimento da UFMG Praça da Liberdade, 700 – Funcionários (Belo Horizonte/MG)
Inscrição e programa: https://www.ufmg.br/espacodoconhecimento/filosofia-na-praca-2025/

Curso de extensão (gratuito), promovido pela UFMG
SETEMBRO A NOVEMBRO DE 2025
Sala Multiuso | Espaço do Conhecimento UFMG
(Praça da Liberdade, 700 – Funcionários – Belo Horizonte/MG)
Transpondo os limites da sala de aula e propondo uma discussão transdisciplinar, o projeto Filosofia na Praça, promovido pelo Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Minas Gerais, com apoio do Espaço do Conhecimento da UFMG , objetiva oferecer atividades de extensão em filosofia para a comunidade em geral.
Filosofia na Praça – Ciência, Filosofia e Psicanálise – Espaço do Conhecimento UFMG
Reformulado, após um período ofertado na modalidade online, devido à pandemia, o curso, no seu segundo semestre na modalidade presencial, tem uma abordagem interdisciplinar, na forma de um ciclo de palestras com professores de várias áreas de pesquisa. Abarcando a busca por conhecimento, o sentido da existência e a complexidade da mente humana, o curso propõe uma jornada através das conexões e dos limites entre a Ciência, a Filosofia e a Psicanálise. À luz de diferentes perspectivas teóricas, abordaremos as questões que esses campos nos impõem:
A ciência nos oferece as ferramentas para descrever o mundo material, buscando leis universais e verdades empíricas. Mas será que a objetividade científica é capaz de apreender a totalidade da experiência humana? A filosofia, por sua vez, nos convida a questionar o próprio fundamento desse conhecimento. O que é a verdade? O que é a realidade? Desde os gregos até os pensadores contemporâneos, ela nos provoca a refletir sobre a ética, a política, a linguagem e a própria existência.
A psicanálise, a partir de Freud e seus sucessores, introduz uma nova dimensão a essa busca, explorando o inconsciente, os sonhos e os mecanismos que moldam nosso comportamento. Ela nos mostra que nem sempre somos mestres de nossas próprias mentes e que a razão, por si só, não pode explicar todos os nossos desejos e conflitos.
Como esses campos dialogam? A psicanálise, muitas vezes, foi vista como uma ponte entre a filosofia e a ciência, buscando desvendar o que a razão pura não consegue alcançar. Ao mesmo tempo, a ciência moderna desafia conceitos filosóficos e psicanalíticos, com o avanço da neurociência e da psicologia cognitiva. Nesta exploração, a ideia não é encontrar uma resposta definitiva, mas sim mapear os territórios onde a ciência, a filosofia e a psicanálise se encontram, se confrontam e se complementam, formando um rico e complexo mapa do saber humano.
O nome do projeto, “Filosofia na Praça”, foi inspirado na prática do filósofo grego Sócrates, que dialogava com toda e qualquer pessoa no espaço público do mercado e da praça, na cidade de Atenas, e teve uma vida dedicada ao exame de conceitos, valores e crenças ligados a todos os aspectos do conhecimento humano. A praça (ágora, ἀγορά, em grego) era um espaço aberto, no centro da cidade, a ser ocupado por toda a população, para as mais diversas atividades. Por meio desse projeto, criado em 2013, acreditamos, como o mestre de Platão, que a filosofia também possui, aqui, a partir de um diálogo com o passado, com vistas à compreensão do presente, sua utilidade e seu lugar, o Espaço do Conhecimento da UFMG, na Praça da Liberdade de Belo Horizonte, não poderia ser local mais apropriado para nossos encontros com a filosofia e áreas afins.
Programação: Segundo semestre de 2025
Setembro
03/09: Jean Vargas e Cleide Scarlatelli – O problema da repetição a partir das Perspectivas de Soren Kierkegaard, Freud e Lacan.
10/09: Maria Cecília de Miranda Nogueira Coelho – Psyché – Entre a mitologia e filosofia, os conceitos relativos a um termo.
17/09: Guilherme Ferreira – A Psicanálise no divã de Hegel.
24/09: Fabiano Veliq – Psicanálise e Filosofia da Religião: Um debate interminável
Outubro
01/10: Guilherme Massara – Meditações sobre ‘A queda do céu’, de Davi Kopenawa e Bruce Albert.
08/10: Helton Romualdo – Sofrimento existencial e a crise da razão: uma leitura psico-fenomenológica existencial.
29/10: Gilson Iannini – Sonhar no século XXI, sonhar o século XXI.
Novembro
05/11: Verlaine Freitas – Princípio do Prazer e princípio da realidade: dois conceitos na interface Filosofia e Psicanálise.
12/11: Alice Mara Serra – O problema das representações inconscientes no debate entre psicofísica, psicanálise e fenomenologia
19/11: Helcira Lima e Ricardo de Souza – O íntimo laço entre a Psicanálise e a Linguagem.
Coordenador: Jean dos Santos Vargas (Filosofia/UFMG)
Monitor: Wander Ferreira
Promoção: Departamento de Filosofia/UFMG
Apoio: Espaço do Conhecimento da UFMG
Inscrições: de 16 a 28 de agosto, pessoalmente, na recepção do Espaço do Conhecimento. Praça da Liberdade – 700, Funcionários – Belo Horizonte/MG.
Número de vagas: 45
Carga horária: 30h/a
Informações: filosofianapraca@gmail.com