Notícia de:

Estão abertas as inscrições para o curso de extensão Filosofia na Praça 2019-1, Ética e Estética : do texto à tela, no link:

Inscrição no site:

http://www.cursoseeventos.ufmg.br/CAE/DetalharCae.aspx?CAE=9182

Segue abaixo programação completa:

Módulo I: Electra e Medeia – matricídio e filicídio em cena

Profa. Maria Cecilia de Miranda N. Coelho (Filosofia/UFMG) 

13, 20 e 27  de março e  3 de abril

Propõe-se uma abordagem dos temas do matricídio e do filicídio por meio da análise de cenas de tragédias gregas relativas às personagens Electra e Medeia. Serão tratadas as Coéforas, de Ésquilo, a Electra, de Sófocles, e a Electra e a Medeia, de Eurípides. Paralelamente, analisaremos a transposição dessas tragédias para a tela em filmes dos seguintes diretores: Cacoyannis, Jancso, Visconti e Canijo (mito de Electra); Pasolini,  von Trier e Dassin (mito de Medeia).

Módulo II: A mitologia grega e suas reencenações nas artes visuais

Profa.  Celina F. Lage (Escola Guignard/UEMG)

10, 17 e 24 de abril e 8 de maio

Serão apresentadas  algumas releituras de mitos gregos realizadas no âmbito das artes visuais: mitos da Odisséia de Homero nos filmes O Desprezo, de Jean-Luc Godard, e Um Olhar a Cada Dia, de Theo Angelopoulos; os mitos criados por Platão na República, com destaque para o da caverna em suas recriações fílmicas; e, por fim, algumas representações da mitologia nas obras de outros artistas contemporâneos.

Módulo III: Dilema/Cinema

Prof.  Sérgio Alcides Pereira do Amaral (Letras/UFMG)

15, 22 e 29 de maio e 5 de junho

A partir do comentário de cinco filmes de algum modo relacionados a obras literárias, propõe-se a discussão de dois temas: (1) maneiras de a ficção se aproximar de problemas tais como o fanatismo, a maldade e a culpa; e (2) aspectos éticos da apropriação do texto pelo cinema. Serão examinados: A deusa (1960), de Satyajit Ray (baseado em conto de Mukhopadhyay); A grande testemunha (Au hasard Balthazar, 1966), de Robert Bresson (a partir de alusão a O idiota, de Dostoiévski); Minha noite com ela (1969), de Éric Rohmer (que aproveita os Pensamentos, de Pascal); Rashomon (1950), de Akira Kurosawa (sobre conto de Ryunosuke Akutagawa); e O espírito da colméia (1973), de Víctor Erice (que explora o efeito da estória de Frankenstein sobre uma criança em tempos difíceis).

Módulo IV: Literatura e política no cinema dos Straub

Prof. César Geraldo Guimarães (Comunicação Social/UFMG)

12, 19 e 26 de junho e 3 de julho

Este módulo aborda as relações entre o texto literário  e a escritura fílmica a partir das aproximações  – e distâncias também – entre a literatura de Cesare Pavese (A lua e as fogueiras e Conversações com Leucó) e de Franz Kafka (O desaparecido ou Amerika)  e os filmes de Jean-Marie Straub e Danielle Huillet (Da nuvem à resistência  e Relações de classe). Entre a letra e a imagem corre o fio das correlações entre cinema e política.

Horário:

Quartas-feiras, de 19h às 21h10.

Local:

Espaço do Conhecimento da UFMG – Praça da Liberdade/BH

Investimento:

Módulo Individual: R$165,00

Curso completo (4 módulos): R$595,00 à vista ou quatro parcelas de R$165,00

Contato:

filosofianapraça@gmail.com