Do Mar da Grécia ao Mar dos Açores: imagens literárias do cromatismo marinho em Homero, Camões e Raul Brandão

04/04/2022 @ 21:00

Anna Silva – Graduada, mestre e doutora em Filosofia pela UFMG, sob orientação de Marcelo Marques, com estágio de doutorado na Universidade de Coimbra, com o Prof. Delfim Leão. Fez o pós-doutorado e desenvolveu o projeto Travessias da Memória Transatlântica no Centro de Estudos Humanísticos da Universidade dos Açores (CEHu/UAc), no qual é investigadora permanente, recebendo o financiamento para sua vinda ao Brasil para atividades acadêmicas na UFMG, onde é membro do Projeto de Extensão Mitologia, História e Cinema – uma proposta de extensão unindo ensino e pesquisa na capacitação de professores da educação básica, sediado no Departamento de Filosofia da UFMG.

Entre suas publicações  destacam-se A epopeia da Retórica e a Voz do Palco na Obra de Antifonte de Atenas e Refuta-me ou devoro-te: A arte da contradição nas origens do direito e da retórica (Ed. Letras Lavadas, 2017 e 2018) e Ilhíadas. No Brasil, lecionou Filosofia do Direito, História da Filosofia Grega e Prática de Ensino durante onze anos no Departamento de Filosofia da Universidade Estadual de Montes Claros – Minas Gerais, onde também  coordenou o Grupo de Estudos sobre Sofística e Tragédia Grega e o Sophia Cineclube.
* No mesmo dia 4, pela manhã, de 7 às 8h40, a Profa. Anna fará a palestra O Humanismo e a Zoopoética Açoriana em Vitorino Nemésio Questões de Zooliteratura, no âmbito do Projeto de extensão supra citado, no Colégio Santa Amélia (R. Augusto Moreira, 871, Pampulha), onde atuam dois dos membros do projeto, os professores Daniel Couto (Doutorando em Filosofia/UFMG) e Igor Cardoso (Doutor em História e membro do Projeto República/UFMG)

UFMG NOTURNA – A atividade faz parte das 30 horas de “aulas práticas”, que, somadas às 60h de teóricas, compõem as 90h do curso de História da Filosofia Antiga I, FIL/UFMG, ofertada em 1/2022 pela Prof. Maria Cecilia de M. N. Coelho

Data:
04/04/2022