Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

X Simpósio Lendo, Vendo e Ouvindo o Passado (online) – Universidade Federal de Minas Gerais e Universidade Federal de Uberlândia (30/5 a 01/6 de 2022)

maio 30 - junho 1

 

As Metamorfoses pretendem representar o conjunto do que é passível de ser narrado transmitido pela literatura com toda a força de imagens e de significados que ele comporta, sem decidir — segundo a ambiguidade propriamente mítica — entre as chaves de leitura possíveis.
(Italo Calvino, “Ovídio e a contiguidade universal” in Por que ler os clássicos, trad. Nilson Moulin)

De minha parte considero a Terra nobilíssima e admirável por tantas e tão diversas alterações, mutações, gerações etc. que nela acontecem incessantemente […] E que maior estultícia se pode imaginar que aquela que chama coisas preciosas as joias, a prata e o ouro, e vilíssimas a terra e o barro? […] Os que exaltam tanto a incorruptibilidade, e inalterabilidade etc […] eles mereceriam encontrar-se com uma cabeça de Medusa […]
(Galileu Galilei, Sagredo, no  Diálogo sobre os dois máximos sistemas, trad. Pablo Mariconda)

 

 

Com muita satisfação, anunciamos a 10.ª edição do simpósio bienal Lendo, Vendo e Ouvindo o Passado!

Nesta atividade gratuita, on-line (via plataforma Zoom) e aberta ao público, mediante inscrição prévia, 46 professores do Brasil e do exterior (34 palestrantes e 12 moderadores) e 15 monitores (estudantes de graduação e pós-graduação voluntários) se reúnem, na tradição democrática da universidade pública brasileira, para se debruçar sobre uma das grandes obras da literatura clássica, as Metamorfoses, de Ovídio, bem como sobre o conceito em si mesmo, tão rico, e seus correlatos: movimento, mudança, mutação e transformação, entre outros.

Organizada por professores dos cursos de Letras e Filosofia, numa parceria da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) com a Universidade Federal de Uberlândia (UFU), a décima edição do Simpósio Lendo, Vendo e Ouvindo o Passado acontecerá de 30 de maio a 01 de junho, em formato remoto. Numa proposta simultânea de regionalização e internacionalização, o evento é uma atividade bienal que tem como objetivo rever, reler e repensar o passado e nós a partir de discussões em mesas-redondas e debates com o público.

Nesta edição em parceria com a UFU, o tema é “Metamorfoses e metamorfoses”, em referência ao célebre poema Metamorfoses, de Ovídio. Partindo dessa obra, mas pensando a metamorfose em sentido amplo e interdisciplinar (na filosofia, na história, na tradução, na recepção da literatura posterior, na arqueologia), a ideia é discutir o conceito em diversos campos do conhecimento, desde a Antiguidade até o mundo atual, numa proposta de, simultaneamente, reler os clássicos e trazê-los para a atualidade.

O Simpósio contará com mesas-redondas compostas por palestrantes do Brasil e do exterior, distribuídas nos turnos da manhã, tarde e noite durante os três dias de evento, totalizando uma carga horária de 25h.

Sobre o mesmo tema do Simpósio, mas como atividades presencias foram planejadas a Mostra de Filmes Cinemetamorfoses (antes do Simpósio) e um Seminário de pós-graduação Ovidio Recantado (após o Simpósio).

 

Informações, programação e inscrições: https://www.fafich.ufmg.br/10simposiolvop/

Detalhes

Início:
maio 30
Final:
junho 1
Categoria de Evento:
Website:
https://www.fafich.ufmg.br/10simposiolvop/