Carregando Eventos

« Todos Eventos

Curso de extensão (on-line) – A antiguidade sensorial

junho 24 @ 15:00 - julho 8 @ 18:00

Professor Roberto Wu

(Filosofia/UFSC, Presidente da Sociedade Brasileira de Retórica/SBR, Pós-doutorando em Filosofia/UFMG)

 

Lubo KristekMonumento para os 5 sentidos

 

Apresentação

Na antiguidade greco-romana, as relações entre os sentidos nem sempre formam um todo coerente. Da diversidade de correntes filosóficas decorrem estratégias diversas sobre a justificação do primado de alguns sentidos sobre outros. Tal é o mote desse curso, que pretende compor um caleidoscópio sensorial da antiguidade, através de uma análise das definições, funções e sistematizações hierárquicas dos sentidos.

 

Datas e horários:

Segundas e sextas, das 15 às 18h (Via Zoom)

 

24/6 A gustação. A cultura dos banquetes. A doçura das musas. Imagens gustativas em Homero e Aristófanes. Atomismo e gustação. A doçura no medievo.

27/6 – O olfato. A respiração e sua conexão com vida, percepção e consciência. A peculiaridade do olfato entre o jogo dos contrários. Aspectos do olfato na filosofia helênica. O papel mediador do aroma entre humanos e divindades.

01/7O tato. O reconhecimento de Ulisses na Odisseia. Variações sobre o episódio de Euricleia (Odisseia). O tato como condição de possibilidade dos outros sentidos em Aristóteles. Desejo, prazer e dor articulados pelo tato. A aporia do tato: a modificação do esquema órgão-meio-objeto. A háptica e seu fundamento no corpo e na carne.

04/7 – A audição. As sereias na Odisseia. Phonē, logos e suas escutas. Termos acústicos gregos. A audiência retórica.

08/7 – A visão. A indissociabilidade entre visão, imaginação e emoção na retórica. Memória e visão. O suposto primado visual na filosofia antiga.

 

Ministrante

Roberto Wu possui graduação e mestrado em Filosofia pela UFPR (2000 e 2002), doutorado em Filosofia pela Puc-Rio (2006), e estágio pós-doutoral no Boston College (2014) e na UFMG (2021-22, em curso). Desde 2009 é professor do Departamento de Filosofia da UFSC, tendo sido coordenador de seu Programa de Pós-Graduação entre 2016 e 2019. Atualmente exerce a função de Presidente da Sociedade Brasileira de Retórica (2021-2023). Seus interesses de pesquisa envolvem os seguintes tópicos: retórica, hermenêutica, fenomenologia, percepção, alteridade, filosofia da arte e filosofia da tecnologia.

 

Organização:

Maria Cecilia de Miranda N. Coelho (Filosofia/UFMG)

Roberto Wu (Filosofia/UFSC – Pós-doutorando em Filosofia /UFMG)

 

Promoção:

Linha de Filosofia Antiga e Medieval/Grupo de Filosofia Antiga

Grupo Retorar: Retórica e Argumentação FALE-FAFICH/CNPq

 

Inscrições (até dia 23/6, às 18h):  https://forms.gle/DP6Jvb7PoWcufkmB9

 

Certificado: de 15h/a

 

Informações: retorarufmg@gmail.com

Detalhes

Início:
junho 24 @ 15:00
Final:
julho 8 @ 18:00
Categoria de Evento:
Website:
https://forms.gle/DP6Jvb7PoWcufkmB9