Bolsas

O PPG-FIL recebe bolsas de mestrado e doutorado da CAPES, do CNPq e da FAPEMIG. As bolsas são distribuídas a cada início de ano aos alunos que estão inciando o curso e segundo a ordem de classificação geral no Exame de Seleção.  Exige-se que o aluno não tenha nenhum vínculo empregatício quando da atribuição da bolsa.

As bolsas de doutorado do CNPq são atribuídas aos primeiros colocados e compreendem, além da mensalidade, uma Taxa de Bancada que pode ser utilizada em itens de custeio (despesas com viagens para participação em congressos e colóquios, papel, tinta para impressora), bem como na aquisição de material permanente (livros, computadores) que deve ser entregue à universidade após a conclusão do curso.

O emprego da taxa de bancada deverá ser aprovado pelo professor orientador. Relatórios parciais acerca dos gastos deverão ser apresentados anualmente ao orientador e à comissão de bolsas, e um relatório final deverá ser apresentado ao orientador, comissão de bolsas e CNPq.

Os bolsistas são semestralmente avaliados pela Comissão de Bolsas, constituída pelo Sub-coordenador do Programa, um professor do Programa e um representante discente.

Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE)

Os alunos de doutorado são estimulados a cumprir parte de seu curso em universidades de excelência no exterior. O PPG-FIL recebe da Pró-Reitoria de Pós-Graduação uma cota anual de bolsas PDSE e inscrições para seleção são abertas e divulgadas regularmente.

Para concorrer à bolsa o aluno deve ter tido seu projeto definitivo aprovado e, quando de seu retorno, ter ainda no mínimo mais 12 meses de vínculo com o Programa.

A seleção dos bolsistas é feita por uma comissão formada pelo Coordenador, um professor externo à UFMG e um representante dos alunos obedece os critérios da CAPES.

Acesse o site da Capes.

Bolsistas de doutorado da FAPEMIG têm já garatida pela agência  sua bolsa no exterior.

Os alunos podem também concorrer diretamente a bolsas-sanduíche da CAPES, do CNPq ou da FAPEMIG quando da publicação de editais por estas agências.