Notícia de:
O curso Filosofia na Praça é um dos projetos de extensão promovidos pelo Departamento de Filosofia da UFMG. Criado em 2013, se realizava no Espaço do Conhecimento da UFMG até 2020. Agora é realizado on-line, sempre com o mesmo objetivo, qual seja, o de oferecer cursos de filosofia para a comunidade em geral, ressaltando, a cada semestre, um tema específico, de importância filosófica. O curso conta com a participação de docentes do Departamento de Filosofia da UFMG e de outros departamentos, também da UFMG, bem como de outras instituições. O nome do projeto foi inspirado na prática do filósofo grego, Sócrates, que dialogava com toda e qualquer pessoa nas ruas e nas praças da cidade de Atenas.  

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA FILOSOFIA NA PRAÇA 2023/1

  O Projeto Filosofia na Praça, do Departamento de Filosofia da FAFICH/UFMG, tem o prazer em oferecer à comunidade, neste primeiro semestre de 2023, a série de encontros com o Tema “A Filosofia e os livros”, com o objetivo de apresentar e discutir com o público uma atualização da literatura filosófica acerca das publicações mais recentes sobre temas e questões filosóficas relevantes. Também serão escolhidas para serem apresentadas e discutidas obras clássicas da história da literatura filosófica, com o objetivo de aprofundar e esclarecer seus aspectos mais importantes. Como nos semestres anteriores, o curso será gratuito e on-line, oferecido à comunidade em geral, exigindo como pré-requisito de admissão o preenchimento do formulário de inscrição. O Projeto Filosofia na Praça se dirige tanto a cultores e estudiosos de filosofia, quanto a um público “leigo”, de quaisquer áreas, que se interesse em conhecer melhor os assuntos propostos.  

Para se inscrever gratuitamente, preencha o FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO (clique aqui!)

  O curso será apresentado sob a forma de palestras sobre “clássicos” da literatura filosófica ou de diálogos, em que o autor de um livro apresentará sua obra, tendo como interlocutor (a) um(a) professor(a) ou estudioso(a) de seu trabalho. Em seguida, será aberta a discussão e espaço para perguntas por parte do público, momento de aprofundamento e interação com as obras e seus autores. As palestras e as entrevistas cumprem a agenda seguinte, sempre nas quartas-feiras, como de hábito, das 19:30 às 21:10 (com perguntas do público a partir das 20:30).    

PROGRAMAÇÃO

8 de março de 2023

Livro: WARDLE, C. & DERAKHSHAN, H.Desordem Informacional. Strasbourg: Council of Europe, 2017. Palestrante: Prof. Dr. Abilio A. Rodrigues (UFMG) Resumo: Trata-se de apresentar e discutir noções e implicações no mundo de hoje acerca do negacionismo e da desinformação. Como ocorre a desordem informacional? Será abordada a questão da informação falsa (mis-information), da informação maliciosa (mal-information) e desinformação (dis-information) na atualidade. Nesta entrevista serão levantadas discussões sobre os problemas do conceito de fake news; câmaras de eco, filtros de bolhas e astroturfing, e aspectos epistêmicos e sociológicos do negacionismo.

15 de março de 2023

Livro: ALSTON, W. Percebendo Deus : A experiência religiosa justificada. Natal: Carisma, 2020. Palestrante: Prof. Dr. Agnaldo Portugal  Resumo: Percebendo Deus, do filósofo norte-americano William Alston, trata da contribuição que a experiência religiosa pode dar para o debate acerca da racionalidade da crença religiosa. Publicado originalmente em 1991, foi traduzido para o português apenas em 2020, mas não tem um valor histórico apenas. Ao contrário, trata-se ainda hoje da referência mais importante na discussão sobre a epistemologia da percepção mística, ou seja, de alegadas experiências da presença do divino, relatadas por participantes das mais diversas religiões. Alston começa com a apresentação de um conjunto desses relatos, alguns deles tirados do famoso livro de seu conterrâneo William James em As Variedades da Experiência Religiosa (1902). Em seguida, ele formula uma teoria da percepção que permite dizer que a experiência religiosa é uma espécie de percepção, assim como a percepção sensorial. Na sequência, ele apresenta uma teoria da justificação de crenças com base na percepção e defende que não há razão para excluir as crenças religiosas baseadas em percepções místicas. Vamos apresentar as principais teses do livro e conversar sobre até que ponto ele foi bem sucedido. Trata-se de apresentar e discutir noções e implicações no mundo de hoje acerca do negacionismo e da desinformação. Como ocorre a desordem informacional? Será abordada a questão da informação falsa (mis-information), da informação maliciosa (mal-information) e desinformação (dis-information) na atualidade. Nesta entrevista serão levantadas discussões sobre os problemas do conceito de fake news; câmaras de eco, filtros de bolhas e astroturfing, e aspectos epistêmicos e sociológicos do negacionismo)

22 de março de 2023

Livro: CAMPOS, V.  – Penso, Logo Escrevo. Editora Fi, 2022 Autora: Profa. Dra. Verônica Campos (UFMG) Debatedora: Profa. Doutoranda Ludmila Áster (UFMG) Resumo: Entendendo que a atividade de filosofar é, em grande parte, uma atividade que se concretiza por meio da escrita, e que a própria vida do filósofo é, em larga medida, a vida de um escritor, esse guia introdutório oferece ao leitor reflexões sobre as diversas possibilidades metodológicas para se produzir um texto filosófico. Especificamente, nessa apresentação, lidaremos com aspectos sutis e pragmáticos da arte de escrever filosoficamente, tais como: qual o impacto que meu estilo de escrita terá sobre o tipo de pensador que irei me tornar? Quem pode, e a quem cabe, argumentar por escrito? Quem sou eu e qual o meu papel, enquanto aspirante, perante os grandes filósofos da história e autores de ideias originais? Dentre outras questões. A abordagem da entrevista se dirige não somente ao público estudante de filosofia que escreve sobre filosofia, mas a todo(a) aquele(a) que lê filosofia, e quer por meio da leitura melhor  entender os meandros e sutilezas da escrita que ele (ela) lê.  Link para o livro (acesso aberto, download gratuito): https://www.editorafi.org/ebook/475penso

29 de março de 2023

Livro: DUARTE, R. – Pós-história de Vilém Flusser. Gênese-anatomia-desdobramentos. São Paulo: Annablume, 2012. Autor: Prof. Dr. Rodrigo Duarte (UFMG) Debatedora: Profa. Dra. Rachel Oliveira (EBA-UFMG) Resumo: Pós-história de Vilém Flusser – Gênese-anatomia-desdobramentos é um livro que tem como objetivo apresentar o pensamento do filósofo tcheco-brasileiro Vilém Flusser, tendo como ponto fulcral o seu conceito de “pós-história”, tendo em vista toda a reflexão do autor sobre os media e sociedade contemporâneos. O autor do livro mostra em que medida já as primeiras obras de Flusser, escritas na década de 1960, tais como A história do diabo e Língua e realidade preparam o terreno para a construção do conceito de “pós-história” nos anos 1970 – em obras como Comunicologia – e o seu desenvolvimento pleno em livros como Pós-história. Obras: Vinte instantâneos e um modo de usarFilosofia da caixa preta, e No universo das imagens técnicas, na década de 1980.

5 de abril de 2023

Livro: MAIA NETO, J. R. – Pierre-Daniel Huet (1630-1721) and the Skeptics of his Time. Springer Cham, 2022. Autor: Prof. Dr. José Raimundo Maia Neto (UFMG) Debatedor: Prof. Dr. Flávio Loque (UFLA) Resumo: O pensamento filosófico de Huet é examinado no livro no contexto do cartesianismo, anticartesianismo, ceticismo e apologética religiosa em sua época. A apresentação tratará dos livros filosóficos escritos por Huet, em especial o Tratado Filosófico da Fraqueza do Entendimento Humano, resumindo sua atribulada história, desde o primeiro manuscrito conhecido redigido em 1685 até sua publicação póstuma em 1723.

12 de abril de 2023 

Livro: CARDOSO, S. – Maquiavelianas. São Paulo: Ed. 34, 2022. Palestrante: Prof. Dr. Helton Adverse (UFMG)   Resumo: O livro Maquiavelianas, de Sérgio Cardoso, contribui de maneira decisiva para o avanço da pesquisa sobre Maquiavel no Brasil. O autor apresenta uma leitura original da obra do Florentino, privilegiando o tema do conflito, do desejo do povo e da lei como as noções centrais para compreender seu republicanismo e sua relevância para o pensamento político contemporâneo.

19 de abril de 2023

Livro: ORWELL, G. – 1984 Palestrante: Prof. Dr. Walter Menon (UFMG)   Resumo: Publicada originalmente em 1949, a distopia futurista 1984 é um dos romances mais influentes do século XX. Romance incontornável, 1984 continua sendo o livro ao qual nos voltamos sempre que se mutila a verdade, distorce-se a linguagem e viola-se o poder.”    Nos interessa, nesse sentido, abordar a questão da verdade e sua relação com o poder seguindo as implicações desenvolvidas na distopia totalitarista criada por Orwell, em “uma trama em que os ‘fatos alternativos’ estão por toda parte e a mentira foi institucionalizada.” Vamos explorar essas implicações e suas possíveis ressonâncias nas democracias contemporâneas.  

26 de abril de 2023

Livro: NĀGĀRJUNA – Versos Fundamentais do Caminho do Meio. Campinas, Phi: 2016. Palestrante: Prof. Dr. Giuseppe Ferraro (UFMG)   Resumo: Poucos anos depois da época em que Parmênides de Eleia, ao rejeitar qualquer investigação do “não-ser”, enveredava o pensamento ocidental na senda do “ser”, o Buda histórico, Siddhārta Gautama, apresentava a seus discípulos a “doutrina mediana”: quem quiser compreender a realidade em si e, com isso, superar o sofrimento intrínseco à sua existência ordinária, deve se abster não apenas do “não-ser”, como também do “ser”. É justamente esse o caminho do meio ao qual Nāgārjuna dedica seus Versos Fundamentais: ser e não-ser não são categorias idôneas para representar a visão e a experiência da realidade em si. O projeto filosófico desenvolvido nessa obra consiste, portanto, na tentativa de demostrar – através da desconstrução sistemática de qualquer teoria – que tanto as metafísicas afirmativas e susbstancialistas, quanto as negativas e niilistas devem ser evitadas por quem busca a iluminação.

3 de maio de 2023 

Livro: MARX, C. – O Capital Palestrante: Prof. Dr. Amaro Fleck (UFMG)   Resumo: Publicado originalmente em 1867, O Capital é a obra que sintetiza a crítica da economia política feita por Karl Marx. Marx oferece, nesta obra, uma abrangente compreensão das sociedades modernas por meio da elaboração de conceitos como valor, trabalho abstrato, fetichismo da mercadoria, capital, mais-valor e exploração. Com tais conceitos, Marx examina um modo de produção peculiar, no qual a satisfação das necessidades humanas só ocorre indiretamente, na medida em que contribui para a valorização do capital. O professor entrevistado abordará muitos destes aspectos importantes da obra, muitas vezes negligenciados, atualizando-a em uma discussão crítica aplicada aos dias de hoje.

10 de maio de 2023

Livro: DOMINGUES, I. A filosofia no Brasil. São Paulo: Unesp, 2017 (2ª ed. no prelo) Autor: Prof. Dr. Ivan Domingues (UFMG)   Debatedor: Prof. Dr. José Raimundo Maia (UFMG) Resumo: Na conversa com o público – além de apresentar o livro, com destaque para as figuras da intelligentsia filosófica prevalecentes nos cinco séculos de nossa história, como p. ex. o intelectual orgânico da Igreja ou o jesuíta da colônia, em contraste com o diletante decolado, autodidata e estrangeirado do séc. XIX e o scholar ou o especialista disciplinar do séc. XX (há ainda mais duas outras) – vou tratar do estado atual da minha pesquisa sobre a filosofia brasileira, com foco nos séculos XX-XXI e as atitudes da nossa intelectualidade filosófica frente à matriz europeia, devendo eu publicar um novo livro sobre o assunto, ainda sem data para sair.

17 de maio de 2023

Livro: BECKENKAMP, J. Introdução à filosofia crítica de Kant. Belo Horizonte: ed. UFMG, 2017 Autor: Prof. Dr. Joãosinho Beckenkamp (UFMG),   Debatedor: Prof. Dr. Alan Pereira (UFMG) Resumo: Um ponto pouco refletido no estudo da filosofia é a experiência que os autores deste ramo de atividade fazem com o ambiente editorial. Para compartilhar algumas de minhas experiências neste campo, escolhi falar de um de meus livros, qual seja, Introdução à filosofia crítica de Kant, publicado em 2017 pela Editora da UFMG. Nesta ocasião, poderei tratar de aspectos do conteúdo elaborado no livro. 

24 de maio de 2023

Livro: GALILEI, G. – Diálogo sobre os dois Máximos Sistemas do Mundo  Palestrante: Prof. Dr. Tulio Aguiar (UFMG)   Resumo: A palestra tem como objetivo apresentar em linhas gerais o Diálogo de Galileu, marco na polêmica contra a cosmologia Aristotélico-ptolomaica e obra representativa da astronomia moderna. No Diálogo, são confrontados os sistemas Ptolomaico e Copernicano em seus aspectos astronômicos, juntamente com pormenores sobre a natureza do movimento. Ênfase será dada nas partes chamadas de primeira e segunda jornada (ou 1º e 2º dia). 

31 de maio de 2023

Livro: BIGNOTTO, N. – Golpe de Estado. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2021. Autor: Prof. Dr. Newton Bignotto (UFMG) Debatedor: Prof. Dr. Helton Adverse (UFMG) Resumo:  Os golpes de Estado têm marcado a história, da época moderna aos dias atuais. O livro apresenta um panorama das teorias que ao longo do tempo investigaram a natureza e o significado dos atos radicais que interrompem o curso normal do poder político regido por leis ou costumes consolidados. Este percurso histórico, filosófico e político tem em foco diversos autores situados em suas épocas e em face dos acontecimentos que os motivaram a escrever, mostrando como a leitura desses argumentos nos permite estabelecer diálogos e reflexões desde o nosso tempo. 

7 de junho de 2023

Livro: REY PUENTE, F. – A “Física” de Aristóteles ou a tessitura entre ser e não ser. No prelo Autor: Prof. Dr. Fernando Rey Puente (UFMG) Debatedor: Prof. Dr. Bernardo Vasconcelos (UFMG) Resumo A obra percorre os oito livros da “Física” mostrando como ela é a resposta de Aristóteles a Parmênides, bem como aos modelos prévios de uma filosofia da natureza pensada quer sob as premissas de uma filosofia atomista, quer sob a impossibilidade de constituir uma ciência da natureza, defendida por Platão. A entrevista abordará aspectos importantes da filosofia grega tais como a noção de privação, a noção de matéria, aspectos do ser e não ser, concebidos por Aristóteles, que influenciam ou contradizem certas concepções de ciência que contribuem para formar nossa civilização. As noções discutidas nos possibilitam repensar certas noções que a física moderna ou contemporânea nos trazem nos dias de hoje.

14 de junho de 2023

Livro: BARROS, A. – Liberdade política São Paulo: Edições 70/Discurso, 2020 Palestrante: Prof. Dr. Carlo G. Pancera (UFMG) Resumo: “O debate sobre a liberdade voltou a ocupar um lugar de destaque na teoria política, principalmente depois da experiência dos regimes totalitários, como o fascismo, o nazismo e o stalinismo. No esforço de compreender o fenômeno do totalitarismo, autores come Hayek, Popper, Arendt ou Talmon, entre outros, dirigiram sua atenção para o que significava ser livre no âmbito social e político […]. Eles queriam sobretudo esclarecer o sentido da liberdade no espaço público, seja nas relações sociais entre os indivíduos, seja nas relações de indivíduos com o Estado e o governo.  O objetivo deste livro é tratar da liberdade nessa perspectiva social e política. Ele visa apresentar de maneira introdutória as principais concepções de liberdade encontradas no debate político contemporâneo, sua origem, seu significado e suas implicações” (Ribeiro Gonçalves de Barros, A., Introdução do livro).

21 de junho de 2023

Livro: DE MIRANDA NOGUEIRA COELHO, M. C. (org.)Retórica, Persuasão e Emoções. Belo Horizonte: Relicário, 2018. Organizadora: Profa. Dra. Maria Cecília de M. N. Coelho Debatedora: Profa. Dra. Stefania Giombini (Universitat Autònoma de Barcelona) Resumo:  O livro reúne, sob o tema das emoções e da persuasão, ensaios que extrapolam uma única área de pesquisa e mostram as conexões, na antiguidade, entre o que hoje se demarcou e se separou em departamentos ou mesmo faculdades distintas, como literatura e filosofia. Se a separação se fez necessária em certo momento histórico, e hoje se impõe devido à crescente especialização, ela não pode ser, ao nos debruçarmos sobre a antiguidade, tomada de modo estanque, sob o risco de, anacronicamente, comprometermos a compreensão de um fenômeno rico e complexo, a saber, a reflexão sobre o poder do logos, a natureza das palavras e das coisas, bem como a função da atividade discursiva na construção da vida pública no período clássico grego. Link para o livro: http://www.aaretorica.org/revista/index.php/retor/article/view/70/63

28 de junho de 2023

Livro: LÉVINAS, E. – Humanismo do outro homem. Petrópolis: Vozes, 1993. Palestrante: Prof. Dr. Fabiano Campos (PUC Minas) Resumo:  A obra busca repensar o humanismo a luz do problema do sentido correlacionado a questão da não indiferença da responsabilidade por outrem. Auferindo benefícios da crítica propugnada pelo anti-humanismo em relação as ideias de ser humano forjadas pela tradição ocidental, mas não hesitando em criticar tanto o humanismo clássico quanto o próprio gesto de pensamento anti-humanista, o autor, o filósofo Emmanuel Levinas, procura pensar o humanismo a partir não do sujeito ou do eu racional e livre, mas de um redimensionamento estabelecido com base no polo da alteridade. Entende, assim, que o humanismo não se reduz a uma ideia abstrata nem a uma mera especulação racional sobre o sentido do humano, mas que a sua significação se situa na própria relação entre a subjetividade e o outro humano, relação essa que Levinas nomeia de ética, entendendo tal palavra de modo diferente das concepções até então estabelecidas pela tradição filosófica ocidental.

5 de julho de 2023

Livro: KAUARK LEITE, P. Teoria quântica e filosofia transcendental. Belo Horizonte: ed. UFMG, 2022. Autora: Profa. Dra. Patrícia Kauark (UFMG)  Debatedor: Prof. Dr. Luiz Henrique Abrahão (CEFET–MG) Resumo:  É nosso objetivo nesse encontro apresentar e discutir as principais teses do livro de Patrícia Kauark-Leite, Teoria quântica e filosofia transcendental: diálogos possíveiscuja tradução foi recentemente publicada pela Editora da UFMG. Sua importância foi assinalada logo após a publicação do original francês com sua premiação pela Academia de Ciências Morais e Políticas de Paris em 2012. O livro pretende contribuir para o estudo da teoria kantiana do conhecimento e a discussão do papel que ela ainda pode desempenhar na discussão dos pressupostos epistemológicos da física quântica.         

Coordenadores do Projeto:

Prof. Dr. Giuseppe Ferraro – Filosofia/UFMG

Prof. Dr. Leonardo Meirelles – Filosofia/UFMG – PNPD/CAPES

Prof. Dr. Fernando Rey Puente – Filosofia/UFMG

Prof. Dr. Flávio Augusto Senra Ribeiro – Ciências da Religião/PUC Minas

Monitores Voluntários do Projeto:

Rodrigo Leonardo Vítor Xavier – Graduando em Direito/UFMG

Antônio Vinicius Ferreira da Fonseca – Graduando em Filosofia/UFMG

Arthur Stigert Christo – Graduando em Filosofia/UFMG

Israel Alessandro Victorino de Souza Silva – Graduando em Filosofia/UFMG

João de Oliveira – Graduando em Filosofia/UFMG

João Pedro Blanco Masso – Graduando em Filosofia/UFMG

Lucca Moreira de Carvalho Gonzaga – Graduando em Filosofia/UFMG

Paula Silva Araújo Rocha – Graduanda em Filosofia/UFMG

Sophia Helen Costa de Oliveira – Graduanda em Filosofia/UFMG