Notícia de:

O Projeto Filosofia na Praça, do Departamento de Filosofia da FAFICH/UFMG, tem o prazer em oferecer à comunidade neste primeiro semestre de 2022 a série de encontros com o Tema “Filosofia e Religião: diálogos filosóficos”, ao abordar grandes questões filosóficas presentes nas grandes tradições religiosas do mundo.

Como no semestre anterior, ele será gratuito e oferecido à comunidade em geral, exigindo como pré-requisito de admissão o somente preenchimento da ficha de inscrição.Ele se dirige tanto a estudiosos(as) do assunto, quanto a interessados(as) de quaisquer áreas, assim como a todo(a) leigo(a) que se interesse em conhecer e aprofundar os temas propostos, caros tanto à filosofia quanto ao estudo e conhecimento das religiões de modo amplo.

Para se inscrever gratuitamente, preencha o FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO.

O curso será dividido em módulos (ou minicursos), cada qual dedicado a uma grande tradição religiosa do mundo e ministrado por um(a) professor(a)/pesquisador(a) especialista da área. Cada módulo terá a duração de quatro encontros, durante os quais serão apresentados e discutidos conteúdos mais propriamente filosóficos da religião em pauta.

Não se trata de uma apresentação de ciência ou filosofia das religiões, mas de uma série de palestras nas quais os(as) docentes/pesquisadores(as) convidados(as) explorarão aspectos ontológicos e metafísicos, hermenêuticos, epistemológicos e lógico-linguísticos, psicológicos, éticos, políticos, históricos, estéticos e outras possíveis implicações filosóficas contidas nas religiões tratadas. Neste primeiro semestre letivo de 2022 serão apresentados e discutidos aspectos filosóficos de 4 religiões: Hinduísmo, Budismo, Judaísmo e Islamismo. No segundo semestre letivo de 2022, trataremos das seguintes religiões: Taoísmo, Cristianismo, Candomblé, Xamanismo e Espiritismo.

Os primeiros quatro módulos desenvolvidos durante o primeiro semestre letivo de 2022, cumprem a agenda seguinte, sempre nas quartas-feiras, como de hábito, de 19:30 às 21:10

PROGRAMAÇÃO


Módulo I: 
6 de abril – 27 de abril – Prof. Dilip Loundo (UFJF): Hinduísmo;

                                                                                                             

FILOSOFIA E HINDUISMO: FILOSOFIA, LIBERDADE E CONTEMPORANEIDADE
É objetivo desta secção apresentar uma visão panorâmica do Hinduísmo, a partir de uma perspectiva contemporânea, filosófica e referenciada na literatura originária. Para tanto, abordaremos as seguintes temáticas:
(i) Hinduísmo: História de uma Categoria – O caráter eurocêntrico (orientalismo) que presidiu à gestação e consolidação da categoria;
(ii) As Correntes Religioso-Filosóficas da Índia Contemporânea – As correntes religioso-filosóficas do Vaiṣṇavismo, Śaivismo, Śaktismo e Smārtismo;
(iii) A Organicidade Religião-Filosofia – Os dois níveis da religiosidade: o moral-popular e o místico-filosófico. O exercício da racionalidade soteriológica (vicāra);
(iv) Literaturas e Estruturas Pedagógicas – Os Upaniṣads (Vedas) e os Tantras. Os processos e os requisitos de iniciação. A relação mestre-discípulo;
(v) A Ontologia Fundamental dos Upaniṣads (Vedas) – A equação fundamental dos Upaniṣads: a unicidade (advaita) entre o sujeito (ātman) e o Real (Brahman).
(vi) A Condição Existencial e o Caminho Soteriológico – O método reflexivo-cognitivo como via de libertação da ignorância (mokṣa), causa última do sofrimento.
(vii) Implicações Éticas e Estéticas – A ética da “dívida” e a meta-ética do agir compassivo (karuṇā). A estética das emoções (rasa) e a realização amorosa no outro.


Módulo II: 4 de maio – 25 de maio – Prof. Giuseppe Ferraro (UFMG): Budismo;

                                                                                                             


NÃO-SI E CAMINHO DO MEIO NO PENSAMENTO DO BUDA
As quatros sessões do módulo “Filosofia e Budismo” visam apresentar os conteúdos e as implicações filosóficas da teoria do “não-eu” (anattāvāda) do Buda histórico.
Pontos salientes que serão abordados são: leitura das passagens nas quais o Buda mais explicitamente nega a existência de um eu ou si pessoal, a saber, um centro fixo, “dono”, continente e controlador das nossas sensações, sentimentos e ideias; exame dos argumentos que justificam essa conclusão do Buda; exame das cinco tipologias de processos psicofísicos às quais o Buda reduz a experiência existencial; colocação das teorias e dos argumentos apresentados no interior dos debates filosóficos contemporâneos sobre “eu e subjetividade” e “determinismo e livre-arbítrio”; relação entre a doutrina do não-eu e outros alicerces conceituais do pensamento budista, como a doutrina do karma, que parece implicar continuidade e responsabilidade pessoal, e a vertente mais especificamente “anti-metafísica” da proposta filosófica do Buda, que aponta para uma experiência cognitiva que evita tanto as categorias do si pessoal e da substância quanto o caminho niilista do não-ser.


Módulo III: 01 de junho – 15 de junho – Profa. Catherine Chalier (Professora emérita da Université de Paris-Nanterre): Judaísmo;

                                                                                               

UM LIVRO, UM POVO, UMA TERRA

Três encontros foram planejados com a presença da profa. Catherine Chalier, o primeiro será direcionado ao tema Como estudar a Torá? com foco no tema da escritura à oralidade. A segunda aula terá como tema Um povo que viaja com a Torá: Vá para a terra, vá para si mesmo sinalizando a relações entre povo e Jornada trilhada.

Por fim, no terceiro momento, tendo em vista A Torá e o presente: uma espiritualidade diária, e não uma ideologia – concluímos as apresentações da primeira parte do módulo. Este módulo será ministrado em francês com tradução em português legendada.


22 de junho: Prof. François-David Sebbah (Professor da Université de Paris-Nanterre): Judaísmo;

O MANDAMENTO “NÃO MATARÁS” SEGUNDO EMMANUEL LEVINAS
O quarto encontro contará com a presença do prof. Dr. François-David Sebbah, judeu, reconhecido especialista em Emmanuel Levinas. “Tu não matarás” será abordado como abertura de um novo tempo, um porvir já presente que apresenta uma ideia de percurso no interior do Judaísmo. Trata-se de um aprofundamento do entendimento do mandamento “Tu não matarás”, em que F.-D. Sebbah aprecia o pensamento do filósofo E. Levinas ao situar o mandamento no contexto do pensamento judeu, apontando sua importância e significado ético na comunidade. Alteridade, proximidade, Outrem e responsabilidade são conceitos pilares desta apresentação. A palestra será ministrada em francês com tradução legendada em português.

Módulo IV: 29 de junho – 20 de julho – Prof. Jamil Ibrahim Iskandar (UniFESP): Islamismo.

                                                                                                                         
O SURGIMENTO DA FILOSOFIA NO MUNDO ISLÂMICO: AL-KINDĪ E AL-FĀRĀBĪ
Al-Kindī: O surgimento do Islã. Princípios fundamentais da doutrina islâmica de interesse filosófico. A recepção da filosofia grega antiga. Al-Kindī e a recepção da filosofia de Aristóteles. A realidade como manifestação de Deus. Os principais escritos filosóficos de Al-Kindī. Al-Kindī e a Filosofia Primeira. A sua concepção filosófica sobre a existência de Deus.
Com este filósofo, o objetivo é que os participantes tenham uma visão geral e introdutório do surgimento da filosofia no mundo islâmico.
Al-Fārābī: O pensamento filosófico de Al-Fārābī. A emanação dos seres a partir do Ser Primeiro. Al-Fārābī e o surgimento da filosofia política no mundo islâmico: o modelo de “Estado”. A cidade virtuosa (Al-Madīna Al-Fāḍila) e o governante filósofo. A felicidade (geral) como um bem absoluto. As classes das cidades. O livro da religião (Kitāb al-Milla). Com Al-Fārābī, o objetivo é mostrar um estágio de desenvolvimento mais amplo e abrangente desta filosofia.

A inscrição gratuita e o curso on-line (pela plataforma Youtube).

Para se inscrever, basta preencher o FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO.

Sinta-se bem-vindo e bem-vinda ao Filosofia na Praça.

Serão emitidos certificados para os(as) participantes cuja presença complete 75% da carga horária dos encontros.

Certificados de presença no curso: serão emitidos pelo setor de extensão da FAFICH/UFMG, no final do curso.


———————————————————————————————————————————

Coordenadores do Projeto:

Giuseppe Ferraro – Filosofia – FAFICH/UFMG

Leonardo Meirelles – Filosofia – FAFICH/UFMG – PNPD/CAPES

Fernando Rey Puente – Filosofia – FAFICH/UFMG

Monitores Voluntários do Projeto:

Romana Almeida Guimarães – Filosofia – FAFICH/UFMG

Rodrigo Leonardo Vítor Xavier – Direito – UFMG