Notícia de:

Nascido em Fortaleza, Célio Garcia graduou-se em Letras pela Faculdade Católica de Filosofia do Ceará (1953), em Psicologia pela Université Paris 1, Sorbonne (1959) e doutorou-se em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais, em 1965. Foi professor da UFMG entre 1964 e 1993, atuando principalmente no Departamento de Psicologia. Célio Garcia também lecionou na Pós-Graduação em Filosofia da UFMG, contribuindo, em especial, para a área de estudos em Filosofia e Psicanálise.

Autor de diversos livros e artigos, são reconhecidas sua grande contribuição para os estudos da obra de Jacques Lacan no Brasil, sua relevante interlocução com a filosofia contemporânea, seus esforços para as vindas de Alain Badiou e Michel Foucault ao Brasil. Seu pensamento crítico também teve importante impacto na formação de gerações e em diversos âmbitos sociais.

A professora Patricia Kauark Leite dá um depoimento sobre a importância de Célio Garcia para sua formação:

“Mesmo achando que a morte para ele veio como um conforto, não posso deixar de lamentar a perda de uma pessoa tão especial e que foi muito importante para a minha iniciação filosófica. Tomei a decisão de me dedicar à filosofia depois de acompanhar durante uns dois semestres consecutivos suas aulas na pós-graduação da filosofia sobre o “novo paradigma”, lá pelo início dos anos 80… Tudo para mim soava tão novo, tão original, tão diferente e, ao mesmo tempo, dava sentido de uma maneira muito enigmática ao meu percurso de vida. Ele foi, ao lado do Ricardo Fenati, um dos meus maiores incentivadores. Lamento especialmente por ele não ter direito a um funeral digno e honroso, justamente por ter nos deixado agora, nesses tempos de corona e isolamento social.”

O Departamento de Filosofia guarda a memória de Célio Garcia e é grato por sua dedicada e inspiradora atuação docente.

Com o envio de nossos sentimentos a seus familiares e votos de saúde nesse contexto inusitado de nossa história,

pelo Departamento,
Alice Mara Serra