Projeto Pedagógico vigente:

Projeto.Pedagogico.Curso.FILOSOFIA.FINAL.27.outubro PROGRAD (1)

Matriz Curricular vigente:

Grade-bacharelado-e-Licenciciatura-completo-2021.

Versão Curricular:

  • Diurno D-20201

Versão curricular D-20201

  • Noturno N-20201

Versão curricular N-20201

Percursos Curriculares:

Formação Livre:

São disciplinas ofertadas geralmente por outros departamentos da UFMG para alunos de todos os cursos de graduação da Universidade. Algumas disciplinas ofertadas pelo Departamento de Filosofia são de formação livre. As disciplinas cursadas pelos alunos em outros cursos superiores reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) antes do ingresso no Curso de Filosofia da UFMG, podem gerar dispensa das disciplinas de formação livre mediante requerimento e comprovação.

Formação Complementar Aberta:

É uma formação opcional que complementa a formação em Filosofia com a realização de disciplinas ofertadas por outros departamentos da Universidade. Caso o estudante opte por fazer uma Formação Complementar Aberta, deverá apresentar ao Colegiado de Filosofia um requerimento constando as disciplinas que pretender cursar e a justificativa para tal opção. Esse requerimento deverá ter a aprovação do coordenador do curso de Filosofia e do coordenador do outro curso ofertante. Pode ser solicitada a partir do 2o período e preferencialmente até o 4o período.

Formação Transversal:

São atividades acadêmicas que abordam temáticas de interesse geral visando incentivar a formação de espírito crítico e de visão aprofundada em relação às grandes questões do país e da humanidade. Cada formação transversal é composta por um currículo próprio, abordando uma temática específica. O estudante que concluir uma formação transversal com 360hs terá direito a um certificado próprio da formação. As disciplinas de uma formação transversal também podem ser cursadas de forma avulsa para integralizar créditos de formação livre e/ou de formação complementar aberta. As oito Formações Transversais atualmente ofertadas pela UFMG são:

Saberes Tradicionais;
Divulgação Científica;
Relações Étnico-Raciais, História da África e Cultura Afro-Brasileira;
Culturas em Movimento e Processos Criativos;
Direitos Humanos;
Empreendedorismo e Inovação;
Gênero e Sexualidade: Perspectivas Queer / LGBTI;
Acessibilidade e Inclusão;
Estudos Internacionais.

Composição do colegiado:

O Colegiado do Curso de Graduação em Filosofia é composto pelo coordenador e subcoordenador do Curso, eleitos a cada dois anos, pelo chefe do departamento e por mais dois professores, com seus respectivos suplentes. A Coordenação do Curso de Graduação trabalha em conjunto com a Chefia do Departamento, e ambas estão subordinadas à Congregação da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas.

Membros colegiado 2022

Núcleo docente estruturante:

O Núcleo Docente Estruturante (NDE)  é uma instância de caráter consultivo que deve acompanhar os cursos de graduação, visando promover a sua qualidade.

Os membros do NDE são eleitos em conformidade com a Resolução 10/2018 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da UFMG.

MEMBROS NDE 2022 (2)