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Filosofia na Praça

17/01/2017

Abertas as inscrições para o projeto Filosofia na Praça 2017-1 – Conhecimento e Justiça

Estão abertas as inscrições para o projeto Filosofia na Praça 2017-1 – Conhecimento e Justiça nos links:

Inscrição nos 04 módulos:

http://www.cursoseeventos.ufmg.br/CAE/DetalharCae.aspx?CAE=7742

Inscrição nos módulos de 01 a 04:

http://www.cursoseeventos.ufmg.br/CAE/DetalharCae.aspx?CAE=7743

Segue abaixo programação completa:

Módulo 1 –  A figura de Antígona na Fenomenologia  do Espírito de Hegel

Prof. GIORGIA CECCHINATO, UFMG – março 15/22/29 e abril 05

O módulo apresenta e discute a interpretação hegeliana da personagem trágica de Antígona, como individuo no qual as tensões entre lei divina e lei humana se manifestam. É problematizada a questão do que é justo na situação trágica em que duas legislações, igualmente absolutas,  se mostram em contradição.

Módulo 2 –  A questão da possibilidade de uma justiça global

Prof. FABRÍCIO BERTINI PASQUOT POLIDO, UFMG – abril 12/19/26 e maio 03

O módulo discute os horizontes e instituições da justiça global, pensando o papel das organizações internacionais no contexto de distribuição de riqueza, de solução pacífica de conflitos e práticas éticas. Relevante é revisitar a noção de justiça global a partir de marcos filosóficos do direito internacional e das utopias em torno do triunfo da justiça.

Módulo 3 –  A justiça kármica nas filosofias hinduísta e budista

Prof. GIUSEPPE FERRARO, Fundação Torino  – maio 10/17/24/31

O módulo apresenta os momentos salientes da reflexão que a metafísica e a filosofia da mente hinduísta e budista dedicam à ideia de que qualquer “ação” (karman) tenha consequências futuras.

Módulo 4 –  A justiça em questão ontem e hoje

Prof. MARCO ANTÔNIO ALVES, UFMG – junho 07/14/21/28

O módulo apresenta e discute algumas das mais representativas reflexões e teorias sobre a justiça da Antiguidade (a Antígona de Sófocles, a República de Platão e a Ética a Nicômaco de Aristóteles), da Modernidade (o jusnaturalismo e a concepção kantiana) e da Contemporaneidade (a crítica positivista de Kelsen e a teoria da justiça de Rawls).

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