Filosofia na Praça: Quem tem medo das Ciências? 

Transpondo os limites da sala de aula e propondo uma discussão transdisciplinar, o projeto de extensão Filosofia na Praça, promovido pelo Departamento de Filosofia da UFMG, com apoio do Espaço do Conhecimento UFMG, objetiva oferecer cursos de extensão de filosofia para a comunidade em geral.

No primeiro semestre de 2020, sob o título Quem tem medo das Ciências? e à luz de diferentes perspectivas teóricas e de situações contemporâneas no Brasil e no mundo, vamos discutir as relações entre Filosofia, Arte e Ciências Humanas e Exatas, tendo como fios condutores os conceitos de verdade, conhecimento, argumentação e justificação, analisando-os segundo autores clássicos como Aristóteles, Galileu, Dante, Brecht, Kant, Popper, Quine, entre outros. A análise será feita ao longo de quatro módulos, que, embora possuam uma conexão entre si, podem ser cursados separadamente.

A cada semestre, a programação, constituída de módulos independentes, porém interconectados por meio de um tema específico comum, visa a refletir sobre questões relevantes da cultura contemporânea, tais como Conhecimento e Arte, Éticas Filosóficas, Teorias da Ciência, Mito e Filosofia, Antropologia Filosófica, Teorias da Ação, o espaço urbano como desafio à reflexão filosófica etc.

O nome do projeto, Filosofia na Praça, criado em 2013, foi inspirado na prática do filósofo grego Sócrates, que dialogava com toda e qualquer pessoa no espaço público do mercado e da praça, na cidade de Atenas, e teve uma vida dedicada ao exame de conceitos, valores e crenças ligados a todos os aspectos do conhecimento humano. A praça (agorá, em grego) era um espaço aberto, no centro da cidade, a ser ocupado por toda a população, para as mais diversas atividades. Por meio desse projeto, acreditamos, como o mestre de Platão, que a filosofia também possui, aqui, no ambiente virtual, sua utilidade e seu lugar.

Programação

Módulo 1 – Cosmologias filosóficas e suas apropriações poéticas
Professores responsáveis: Fernando Rey Puente (Filosofia/UFMG) e Maria Cecília de Miranda N. Coelho (Filosofia/UFMG)
Datas: 8, 15, 22 e 29 de julho de 2020
Horário: 19h30 às 21h10
Ementa: Parte 1, Prof. Fernando: ideias físicas e cosmológicas de Aristóteles e sua apropriação poética por Dante em sua
Divina Comédia. Parte 2, Profa. Cecília: Revolução copernicana-galileana e sua recepção no século XX na peça Galileu Galilei, de Bertold Brecht.

Módulo 2 –Ciência, crítica e esclarecimento
Professor responsável: Eduardo Soares(Filosofia/UFMG)
Datas: 5, 12, 19 e 26 de agosto de 2020
Horário:19h30 às 21h10
Ementa: o módulo apresentará as relações entre Ciência e medo a partir da posição original do problema por Kant, para quem a crítica aparece como modo do esclarecimento, e as reposições contemporâneas do problema, igualmente focadas na tarefa da crítica.

Módulo 3 – Aspectos da Revolução Científica

Professor responsável:Túlio Xavier(Filosofia/UFMG)
Datas: 2, 9, 16 e 23 de setembro de 2020
Horário:19h30 às 21h10
Ementa: o módulo tem como objetivo apresentar os principais episódios históricos da Revolução Científica, acentuando seus aspectos metodológicos e ontológicos. Ao final, serão discutidos alguns dos critérios de cientificidade mais relevantes para o debate contemporâneo sobre Ciência.

Módulo 4 –Uma lógica da desinformação

Professor responsável: Abílio Rodrigues (Filosofia/UFMG)

Datas: 30 de setembro e 7, 14 e 21 de outubro de 2020
Horário:19h30 às 21h10
Ementa: Em diversas situações, temos de lidar com informações falsas como as obtidas na Web, no Facebook, Whatsapp, Telegram etc., que podem ser tanto verdadeiras quanto falsas, ou não possuir justificação alguma, ou talvez apenas uma pseudojustificação, e nada garante que até mesmo a fonte de tais informações acredite nelas. Uma lógica adequada a esses contextos contraditórios não é a clássica, pois não estamos lidando com verdade, mas uma capaz de lidar também com uma noção de informação que inclua
desinformação, que é informação falsa divulgada com o propósito de causar dano.

As aulas acontecerão às quartas-feiras, das 19h30 às 21h10, pela plataforma WEBEX.

O link das salas de aula serão enviados VIA E-MAIL CADASTRADO NA MATRÍCULA.

Mantenha sua caixa de entrada organizada, para não perder nenhuma notificação.

Instruções de utilização da plataforma WEBEX são simples e rápidas, sendo necessários alguns cliques para download do aplicativo/sala de aula virtual.

Sinta-se livre para enviar perguntas para nossa equipe.

O curso ocorre entre 08 de julho a 14 de outubro de 2020.

As inscrições para cada módulo (R$ 165,00) ou para o curso completo (R$ 595) podem ser feitas pelo site da Fundep, no item cursos de Extensão.

Serão oferecidas cinco bolsas cobrindo 80% do valor do curso de extensão “Quem tem medo das Ciências?”. Os interessados devem enviar um e-mail, até dia 4 de julho, para filosofianapraca@gmail.com, informando seu NOME, CPF e COMPROVANTE DE TRABALHO como professor(a) na rede pública. Depois disso, receberão instruções de como proceder. Nós consideraremos a ordem de chegada dos e-mails para conceder as bolsas, que são apenas para os que fizerem todos os módulos.

Emitimos certificados no final do curso.

Organização:

Maria Cecília de Miranda N. Coelho (Coordenadora)
Romana Almeida Guimarães (Monitora)

Para mais informações, acesse o site da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa: http://www.fundep.ufmg.br/cursos-eventos/ ou envie um e-mail para filosofianapraca@gmail.com.