MÓDULO I – FILOSOFIA E HINDUISMO: FILOSOFIA, LIBERDADE E CONTEMPORANEIDADE
Prof. Dilip Loundo (UFJF)

é Professor do Departamento de Ciência da Religião da UFJF e Coordenador do Núcleo de Estudos em Religiões e Filosofias da Índia (NERFI/CNPq.) do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Religião. É Doutor em Filosofia Indiana pela Universidade de Mumbai (Índia), Pós-Doutor em Sânscrito e Filosofia Indiana pela Universidade Sânscrita de Karnataka (Índia), Mestre em Filosofia e Bacharel em Ciências Sociais pela UFRJ. Foi Professor Visitante (Shivdasani Fellow) do Oxford Centre for Hindu Studies da Universidade de Oxford, e da Faculdade de Línguas, Literatura e Estudos Culturais da Universidade Jawaharlal Nehru (Índia). É ex-professor de Filosofia da UFRJ e ex-ocupante da Cátedra do Itamaraty de Estudos Indo-Brasileiros (Leitorado) na Universidade de Goa (Índia). Atua nas áreas de Religiões e Filosofias da Índia, Literatura Sânscrita e Diálogo Intelectual Brasil-Índia, com ênfase nas seguintes temáticas: (i) Upaniṣads e Advaita Vedānta; (ii) Brāhmaṇas e Mīmāṃsā; (iii) Budismo Mahāyāna; (iv) tradição estética do hinduísmo; (v) literatura sânscrita; (vi) presença da Índia na literatura brasileira. É autor de várias publicações e traduções de originais sânscritos.
E-mail: loundo@hotmail.com

MÓDULO II – FILOSOFIA E BUDISMO: NÃO-SI E CAMINHO DO MEIO NO PENSAMENTO DO BUDA
Prof. Giuseppe Ferraro (UFMG)
Possui graduação/mestrado em Filosofia e Ciência Políticas pela Universidade “La Sapienza” de Roma, doutorado em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), pós-doutorado em Filosofia pela UFMG e pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). É autor da monografia “Verdade ordinária e verdade suprema no pensamento de Nāgārjuna” (editora UFMG), da tradução comentada dos “Versos fundamentais do Caminho do Meio” e da “Dissolução das controvérsias” do próprio Nāgārjuna (editora Phi), de uma história do pensamento budista indiano (“A filosofia do budismo indiano”, editora Buddha Dharma), além de outros livros em coautoria, capítulos de livros e artigos em revistas nacionais e internacionais. Sua pesquisa foca prioritariamente o pensamento budista indiano e, dentro da tradição filosófica ocidental, à temática do livre-arbítrio, à qual é dedicado seu ensaio “Determinismo e justiça social” publicado on-line no site https://diapason3.wixsite.com/giuseppeferraro. Atualmente é professor visitante no departamento de filosofia da UFMG.
E-mail: giuseppeferraro2003@yahoo.com.br.

MÓDULO III – FILOSOFIA E JUDAÍSMO: UM LIVRO, UM POVO, UMA TERRA

Prof.a Catherine Chalier (Université Paris Nanterre)

Catherine Chalier é filósofa e tradutora francesa, autora de inúmeros livros (clique aqui) sobre as ligações entre o pensamento hebreu e a filosofia. É especialista na obra de Emmanuel Levinas, da qual editou dois volumes da edição crítica no IMEC2 com Rodolphe Calin, além de Franz Rosenzweig e Baruch Spinoza. É professora emérita de filosofia na Universidade de Paris Ouest Nanterre La Défense.

MÓDULO IV – FILOSOFIA E ISLAMISMO: O SURGIMENTO DA FILOSOFIA NO MUNDO ISLÂMICO: AL-KINDĪ E AL-FĀRĀBĪ
Prof. Jamil Ibrahim Iskandar (UFESP)
Possui graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, doutorado em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), e pós-doutorado em Filosofia Medieval árabe pela Universidade Complutense de Madrid – Espanha. É professor titular (aposentado) de filosofia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. É autor de A Origem e o Retorno (Martins Fontes) e Compreender Al-Farabi e Avicena (Vozes), ambos com traduções de textos inédito do árabe para o português e, na área de metodologia científica, Normas da ABNT para Elaboração de Trabalhos Científicos (Juruá). Seus estudos, pesquisas e escritos são, prioritariamente, sobre filosofia e filósofos do mundo árabe-islâmico. Atualmente é professor de filosofia medieval árabe na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).
E-mail: jamil.iskandar@yahoo.com.br.