Primavera com Virgílio: Reading(s) of the Aeneid with Frederick Ahl

25/09/2021 @ 17:00 - 18:20

Apresentação

Este evento de extensão, gratuito e aberto ao público, é organizado pela parceria da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e conta com 27 participantes do Brasil e exterior. O objetivo é o contato, ao longo de 12 encontros semanais, com os 12 livros da Eneida, de Virgílio, na tradução para o inglês feita por Frederick Ahl (Virgil Aeneid – A New Translation by Frederick Ahl, Oxford University Press, 2007). Será uma oportunidade de divulgar e discutir a Eneida, obra de suma importância no âmbito da literatura latina, e sua recepção, além de dar aos participantes a experiência de interagir com as línguas latina e inglesa.

Os encontros acontecerão sempre aos sábados, de 17h00 às 18h20, de 25/09/2021 a 11/12/2021, pela plataforma Zoom. Excepcionalmente, o último dia do evento envolverá um “duplo encontro”, das 17h às 19h40, com um intervalo de 10 minutos para brinde de comemoração.

Cada encontro envolverá três momentos: (1) 20 min.: um comentário inicial, em português, dos/as palestrantes convidados/as do dia sobre o livro da Eneida a ser discutido no encontro; (2) 30 min.: a leitura e comentário, em inglês, de trechos da tradução pelo próprio Frederick Ahl; (3) 30 min.: discussão com o público de participantes. O debate será feito por meio das interações pelo chat ou microfone, coordenado pelos moderadores e monitores, e o público será estimulado a participar, em um formato de roda de conversa que busca precisamente incentivar a troca de conhecimentos por meio do diálogo interdisciplinar.

Acima, nos referimos a este evento como possibilidade de os participantes interagirem com as línguas latina e inglesa. No entanto, a língua portuguesa (que o Prof. Ahl conhece bem) estará presente não apenas pela voz de tantos participantes, mas também como outra fonte poética de leitura. Não podemos deixar de lembrar as duas versões completas dos maranhenses fenomenais Carlos Alberto Nunes e Odorico Mendes, e neste último caso, destacar a bela edição bilíngue, organizada por nosso colega Paulo Vasconcellos, da Unicamp (que, infelizmente, não poderá participar como palestrante), intitulada Eneida Brasileira, (impressa e online), e recomendamos que todos/as também se deleitem com ambas as traduções.

Frederick Ahl (Cornell University) participará de todos os encontros.

25/09/21 –  Boas-vindas

Maria Cecília de Miranda N. Coelho (Filosofia/UFMG), em nome da organização

Ariel Novodvorski (Diretor do ILEEL/UFU)

Bruno Pinheiro Reis (Diretor da FAFICH/UFMG)

Sueli Coelho (Diretora da FALE/UFMG)

Livro I:  Rodrigo Gonçalves (Letras/UFPR) e Martin M. Winkler (Classics/George Mason University)

02/10/21 – Livro II:   Yiannis Petropoulos (Classics/Democritus University of Thrace – CHS Harvard-Nafplio) Leituras dramáticas de excertos por  Fábio Paifer Cairolli (Letras/UFF) e  Ana Vicentini Azevedo (Artes, Literatura/UnB, Psicanalista/Association Encore)

09/10/21 – Livro III:  Guilherme Gontijo Flores (Letras/UFPR) e Gilson Charles dos Santos (Letras/UnB)

16/10/21 – Livro IV: Heloísa Penna (Letras/UFMG) e Júlia Batista Castilho de Avellar (Letras/UFU)

23/10/21 – Livro V: Matheus Trevizam  (Letras/UFMG) e Patricia Prata (Letras/Unicamp)

30/10/21 – Livro VI: Sandra Bianchet (Letras/UFMG) e Marcos Daniel do Amor Divino (Doutor – Letras/UFMG)

06/11/21 – Livro VII:   Leandro Freitas (Letras/UFU) e Tereza Pereira (Letras/UFBA)

13/11/21 – Livro VIII: Fábio Fortes (Letras/UFJF) e Rodrigo Bastos (Arquitetura/UFSC)

27/11/21 – Livro IX: Elaine Sartorelli (Letras/USP) e Márcio Gouvêa Júnior (Doutor – Letras/UFMG)

04/12/21 – Livro X: Renata Cazarini de Freitas (Letras/UFF) e Isabella Tardin Cardoso (Letras/Unicamp)

11/12/21 (Parte 1) – Livro XI: Fernanda Messeder (Letras/UFRJ) e Maria Ivonete Silva (Letras/UFU)

11/12/21 (Parte 2) – Livro XII: Martin Dinter (Classics/King’s College London) e Sérgio Alcides (Letras/UFMG)

Organizadores:

Professores: Júlia Batista Castilho de Avellar (Letras/UFU), Marcos Daniel do Amor Divino (Doutor – Letras/UFMG), Maria Cecília de Miranda N. Coelho (Filosofia/UFMG) e  Sandra M. G. B. Bianchet (Letras/UFMG).

Monitoras: Beatriz Lúcia da Silva (Letras/UFU), Daniela Coutinho Ferreira (Tradução/UFU), Larissa Natálie de Souza (Letras/UFU), Najla Cristina de Jesus Gaia (Filosofia/UFMG) e Romana Almeida Guimarães (Graduada Filosofia/UFMG).

Vagas: 60 vagas

Carga horária: 16 h

Inscrições: pelo formulário https://forms.gle/BgiQUVD1pm8NsSkg9, que deve ser respondido integralmente e ficará aberto a partir do dia 17/09, até o preenchimento das vagas.

Contato: primaveracomvirgilio@gmail.com

Agradecimentos

Às unidades acadêmicas da UFMG e da UFU

Colegiado de Extensão do Instituto de Letras e Linguística/UFU

Coordenação de Extensão e Educação Continuada em Letras/UFU

Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas/UFMG

Faculdade de Letras/UFMG

Instituto de Letras e Linguística/UFU

Programa de Pós-graduação em Filosofia/UFMG

Aos diretores de unidades acadêmicas

Ariel Novodvorski, diretor do Instituto de Letras e Linguística da UFU;

Bruno Pinheiro Reis, diretor da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG;

Sueli Coelho, diretora da Faculdade de Letras da UFMG.

Ao fotógrafo ThomaZühmer e ao Rheinisches Landesmuseum Trier pela autorização do uso da imagem do mosaico “Vergilio”.

À designer Camila Carvalho

Data: