• Este evento já passou.

Mitologia Grega e Imagens Femininas: o que podem(os) dizer?

08/03/2022 @ 10:00 - 11:30

Apresentação

No Dia Internacional da Mulher, faremos uma atividade para conhecer algumas figuras femininas que, mesmo não tendo existido como nós, existem na nossa mente, pois pensamos nelas e utilizamos suas imagens e nomes no dia a dia de nossas vidas, embora sejam personagens míticas. Elas aparecem em pinturas, esculturas, no cinema, na tevê, nos jogos etc. Ainda ouvimos falar sobre elas em vários locais. Algumas, quando vamos a um museu, estão representadas por meio de esculturas ou pinturas, ou têm seus nomes circulando entre jovens e adultos no mais prosaico cotidiano.

A proposta deste breve encontro acadêmico-cultural é a de propiciar uma conversa com vários/as professores/as que estudam, entre outras coisas, as narrativas sobre essas mulheres míticas. A ideia desse encontro surgiu de alguns membros do Projeto Mitologia, História e Cinema – uma proposta de extensão unindo ensino e pesquisa na capacitação de professores da educação básica, sediado no Departamento de Filosofia da UFMG.

A foto da escultura escolhida para este cartaz, como um convite para a participação dos/as interessados/as nestes diálogos (de mão dupla) entre passado e presente, é muito famosa. Ela faz parte do acervo do Museu Britânico, localizado em Londres; mas qualquer utilização de imagens é muito complexa e, em nosso encontro, pretendemos, também, abordar esta questão, pois elas não são apenas uma ilustração ou um adereço a um determinado texto.  Neste debate entre professores/as e alunos/as, em que o presente toma sentido porque não ignora o passado que o constitui, imagens, palavras e conceitos serão objeto de nossa reflexão.

O público-alvo são estudantes, entre 11 e 14 anos, do Colégio Santa Amélia, onde atuam dois dos membros do projeto, os professores Daniel Couto e Igor Cardoso, mas todos/as estão convidados, jovens, adultos, professores/as e estudantes.

Exposições dos/as professores/as convidados/as

10h às 10h50

Apresentação dos/as professores/as:  Daniel Couto (Doutorando em Filosofia/UFMG – Colégio Santa Amélia)

Por que um compêndio de mulheres da Antiguidade?  Rafael Brunhara (Letras/UFRGS)

Museu, o lugar das Musas  Maria Aparecida de Oliveira Silva (Labham/História/UFPI)

Amazonas: do mito grego ao mito ameríndio   Marcony Lopes (Doutorando em Arqueologia/USP)

Sereia, Sirena, sirene e Iara  Camila Zanon (Pós-doutoranda em Letras/Coimbra)

Apresentação dos/as expositores/as: Igor Cardoso (Doutor em História/UFMG – Colégio Santa Amélia)

Divina Ártemis, protetora implacável Romana Guimarães (Graduada em Filosofia/UFMG)

Tecendo histórias com Penélope Maria Cecília de M. N. Coelho (Filosofia/UFMG)

A beleza e as belas Clara Crepaldi (Pós-doutoranda em Letras/USP)

Quem são os filhos da Mãe Natureza? De Gaia a Deméter e Ceres Rafael Silva (Doutorando em Letras/UFMG)

Conversa com palestrantes, alunos/as e demais participantes

Moderadores: Daniel Couto e Igor Cardoso

Daniel Couto (Doutorando em Filosofia/UFMG – Prof. no Colégio Santa Amélia)

Igor Cardoso (Pesquisador no Projeto República. Doutor em História e Pós-doutor em Filosofia/UFMG – Prof. no Colégio Santa Amélia)

Projeto de extensão  Mitologia, História e Cinema – uma proposta de extensão unindo ensino e pesquisa na capacitação de professores da educação básica, UFMG/FILOSOFIA.

Grupo de Estudos Gregos e BaianosUFMG/FILOSOFIA

Maria Cecília de M. N. Coelho (Filosofia/UFMG, coordenadora, na UFMG, do projeto de extensão Mitologia, História e Cinema – uma proposta de extensão unindo ensino e pesquisa na capacitação de professores da educação básica).

Inscrição (aberta ao público, com reserva para alunos da escola)

Evento gratuito e on-line com transmissão pela plataforma Zoom.

Inscrições até o dia 7 de março, 18h, via formulário Google  (vagas: 85 participantes):

Contato: gregosebaianosufmg@gmail.com

Data: