• Este evento já passou.

8 Mulheres em uma jornada sobre Mulheres

08/03/2021 @ 17:30 - 21:00

8 Mulheres em uma jornada sobre Mulheres

8 de março. Um dia muito especial!

Aliás, “Um dia muito especial” traz à memória o título no Brasil daquele famoso filme Una giornata particolare, de Ettore Scola, em que temas políticos e privados, como liberdade, respeito e a construção de afetos se enovelam de modo tão comovente, em momento histórico tão desolador e desafiador.

Certamente, não basta um dia, se quisermos abordar este conceito universal referente ao termo “Mulheres”. Mas é o que, simbolicamente, temos.  Na verdade, nem ocuparemos todo seu/nosso dia. Serão poucas horas, duas sessões, das 17h30 às 19h e das 19h15 às 20h45, nas quais, dois grupos de quatro convidadas farão exposições breves – mas densas e envolventes, e por isso foram chamadas! –, seguidas de um debate com todas aquelas e todos aqueles que nos derem a alegria de se juntar a nós.

8 convidadas e 4 organizadoras. Somos 12! Mas seremos muito mais, pois esse grupo, que em comum partilha a dedicação à vida acadêmica, falará da trajetória de outras mulheres, nomes e exemplos queridos e marcantes para a ciência, o direito, a política, a educação, as artes e a sociedade, cujas ideias e ações, como pedra em poço d´água, se espalham em um crescendo harmonioso, que envolve histórias de vida de muitas outras mulheres.

A proposta do encontro, comemorativo (nos três sentidos lexicais do termo), partiu – quem diria! – de uma Helena, aquela bela, mas não exatamente recatada, conforme conta o mito. Algumas de suas imagens são, neste semestre, objeto de curso sobre recepção dos clássicos no Grupo Gregos e Baianos, oferecido por Maria Cecília, na UFMG. E aconteceu de Helena, nessas conversas de amigas sobre suas pesquisas – as organizadoras professoras, no caso –, encontrar a erudita Sor Juana Inés de la Cruz e a revolucionária Olympe de Gouges, temas de pesquisa da Adriana, também na UFMG. Imaginem que trindade! Desse encontro inicial, vieram os “barquinhos de papel”, como diria Guimarães Rosa, concretizados pelos convites a outras amigas, profissionais e pesquisadoras engajadas, e a ideia da partilha pública.

Assim, vamos à mesa virtual (a um Jantar, se quisermos ainda manter unidos o fim e o início, com a memória de Ettore Scola, mas dirigido e servido – por que não?! – por elas).

Primeira sessão – das 17h30 às 19h

• Ana Vicentini (Psicanalista e Professora aposentada do Instituto de Artes UnB) Helenas em cena numa transversal do tempo.
  • Bianca Dias (Psicanalista e Crítica de Arte)  Gradiva; aquela que avança
  • Carla Damião (Professora de Filosofia/UFG, Cofundadora do GT de Filosofia e Gênero da ANPOF ) Você que me olha, me conta: a narrativa feminista relacional
  • Valéria Lamego (Editora e Pós-doutora em Letras/UFRJ) Provocações sobre Cecília Meireles e a crítica literária canônica
  • Moderação: Adriana Do Carmo Figueiredo (Linguística/Fundação CEFET-MG)

Segunda sessão – das 19h15 às 20h45

• Erica Angliker (Arqueóloga/ICS-SAS-University of London) “Coisas de mulher” na arqueologia cicládica
  • Francisca Luciana de Sousa (Doutora em Letras/UFMG) Jocy de Oliveira, Magna donna
  • Iara Fricke Matte (Maestrina e Professora de música/UFMG) Barbara Hannigan e outras bárbaras
  • Nastassja Pugliese (Professora de Filosofia/UFRJ) Nísia Floresta, brasileira augusta
  • Moderação: Maria Cecília de Miranda Nogueira Coelho (Professora de Filosofia/UFMG)

Monitoras em ambas as sessões: Najla Cristina de Jesus Gaia (Graduanda em Filosofia/UFMG) e Romana Almeida Guimarães (Licenciada e Bacharelanda em Filosofia/UFMG)

Fundação CEFET-MG

Grupo de pesquisa Gregos e Baianos/Filosofia/UFMG

OAB-MG – Comissão da Mulher Advogada

Adriana Do Carmo Figueiredo (Linguística/Fundação CEFET-MG)

Maria Cecília de Miranda Nogueira Coelho (Filosofia/UFMG)

Najla Cristina de Jesus Gaia (Filosofia/UFMG)

Romana Almeida Guimarães (Filosofia/UFMG)

Faça sua inscrição (gratuita) através do formulário online: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScqIzC-gPWaWMo7YzqQ9bEm3oFcdmPogBjuEYm7IKeOGI-BoQ/viewform?gxids=7628

Inscrições abertas até dia 8, às 14h. Certificado de participação de 1h30 ou 3 horas.

Facebook: https://www.facebook.com/events/131520988884366