Atividades Acadêmicas, Científicas e Culturais – AACC’s
Currículo do Bacharelado: Podem ser eliminadas até 60 horas da carga horária de disciplinas optativas (opcional).
Currículo da Licenciatura: Deverão ser feitas 210 de atividades (obrigatório)
As atividades deverão contribuir para a sua formação, percorrendo, assim, os três grandes eixos da universidade: ensino, pesquisa e extensão.
A/o estudante deverá comprovar, por meio de documentação pertinente, participação em atividades assim descritas:
- FIL262 – PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (participação em projetos de IC como bolsista ou voluntário);
- FIL263 – PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (atividades didáticas, desde que não façam parte das atividades de estágio obrigatório);
- FIL264 – PROGRAMA DE INICIAÇÃO À EXTENSÃO (participação em projetos de extensão como bolsista ou voluntário);
- FIL265 – PROJETOS ACADÊMICOS ESPECIAIS (participação em projetos de monitoria como bolsista ou voluntário; participação em grupos de estudo sob a orientação de um docente, desde que a/o estudante não esteja matriculada/o no grupo);
- FIL266 – EVENTO (participação como participante, ouvinte e/ou apresentação de trabalhos em cursos ou em minicursos relevantes para a formação acadêmica na área, presencial ou a distância).
Documentação necessária:
- Requerimento de inclusão de Atividade Acadêmica, Científica e Cultural
- Certificados de participação nas atividades contendo nome completo, data, carga horária, título da atividade e instituição organizadora
Deverá ser utilizado um requerimento para cada tipo de atividade (apenas um requerimento para a inclusão de todos os eventos, apenas um requerimento para a inclusão de todos os grupos de estudo, etc.)
Os documentos devem ser entregues na forma física, na Secretaria do Colegiado ou Central de Atendimento, nos seus respectivos horários de atendimento.
As horas devem ser divididas em 60 horas de eventos e 150 de outros (grupos de estudos, IC, monitoria, iniciação a docência e extensão) ou 90 horas de eventos e 120 de outros (grupos de estudos, IC, monitoria, iniciação à docência e extensão)
As atividades devem ter sido realizadas depois do ingresso da/o estudante na Universidade
O prazo para envio dos pedidos de inclusão de AACC é o mesmo dos pedidos de aproveitamentos de estudos
As/os estudantes que são prováveis formandas/os (que irão concluir o curso no semestre corrente) poderão encaminhar os pedidos de inclusão de AACC até o último dia do semestre letivo
Currículo do Bacharelado
Estudantes do Bacharelado podem dispensar uma disciplina optativa (Tópicos) com Atividades Acadêmicas, Científicas e Culturais.
As atividades devem se enquadrar em um ou mais destes tipos:
- FIL262 – PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (participação em projetos de IC como bolsista ou voluntário);
- FIL263 – PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (atividades didáticas, desde que não façam parte das atividades de estágio obrigatório);
- FIL264 – PROGRAMA DE INICIAÇÃO À EXTENSÃO (participação em projetos de extensão como bolsista ou voluntário);
- FIL265 – PROJETOS ACADÊMICOS ESPECIAIS (participação em projetos de monitoria como bolsista ou voluntário; participação em grupos de estudo sob a orientação de um docente, desde que a/o estudante não esteja matriculada/o no grupo);
- FIL266 – EVENTO (participação como participante, ouvinte e/ou apresentação de trabalhos em cursos ou em minicursos relevantes para a formação acadêmica na área, presencial ou a distância).
Documentação necessária:
- Requerimento de inclusão de Atividade Acadêmica, Científica e Cultural
- Certificados de participação nas atividades contendo nome completo, data, carga horária, título da atividade e instituição organizadora.
Deverá ser utilizado um requerimento para cada tipo de atividade (apenas um requerimento para a inclusão de todos os eventos, apenas um requerimento para a inclusão de todos os grupos de estudo, etc.)
Os documentos devem ser entregues na forma física, na Secretaria do Colegiado ou Central de Atendimento, nos seus respectivos horários de atendimento.
As atividades devem ter sido realizadas depois do ingresso da/o estudante na Universidade